Cidades São Sebastião

Fivizzano, na Itália, é a nova cidade irmã de São Sebastião

Tamoios News

Por Simone Rocha

A prefeitura de São Sebastião realizou na manhã dessa sexta-feira uma cerimônia para celebrar a entrega da chave da cidade a Fivizzano, que fica entre Milano e Pisa, na Itália.

Felipe Augusto e o prefeito de Fivizzano, Gianluigi Giannettif

O prefeito da cidade italiana, Gianluigi Giannetti, o vereador Claudio Picciardi e a presidente da Associação Comercial, Ellen Faria, que é filha do ex- prefeito de São Sebastião, Luizinho, e mora na cidade italiana de Fivizzano, estavam presentes, além do grupo Gruppo Storico, que vai se apresentar durante o 1º Festival Italiano, que começa hoje, na Praça de Eventos, na Rua da Praia.

O ex-prefeito de São Sebastião, Décio Galvão, lembrou aos presentes que celebrou um convênio, quando foi prefeito, com Ajigasawa, no Japão, que foi a primeira cidade irmã de São Sebastião. “Eles vieram nos visitar em três ocasiões. Tínhamos um intercâmbio na área da pesca. Retribuímos uma vez às visitas, com uma comitiva que visitou Ajigasawa durante o mandato do Luizinho”, contou Décio, que lembrou que São Sebastião já teve um prefeito italiano, Gil Pacini.

Ex-prefeitos Décio Galvão e Luizinho Faria prestigiaram o evento

Luizinho, estava todo orgulhoso com a presença da filha, que vive em Fivizzano, e que além de acompanhar a comitiva foi a intérprete do grupo. Luizinho contou que em seu mandato firmou convênio com Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos (EUA), que foi a segunda cidade irmã de São Sebastião.

“Alunos da rede pública já visitaram Fort Lauderdale, o que mostra o fruto desse convênio. E agora tenho
certeza que o fato de sermos cidade irmãs, de Fivizzano trará êxitos na área da educação e tantas outras”, frisou.

O prefeito italiano, Gianluigi Giannetti, demonstrou muito carinho e entusiasmo pela celebração do convênio entre as duas cidades. “Estou muito feliz com esse primeiro encontro e quero convidar a todos para conhecerem um pouco da nossa cultura no Festival Italiano, que começa hoje e tenho certeza que tantos nossos moradores
quanto os daqui, serão beneficiados com essa parceria”.

1º Festival Italiano

A visita da comitiva italiano acontece durante o 1º Festival Italiano, que começa nesta sexta-feira, dia 22 e vai até dia 24 de novembro, na Praça de Eventos, no Centro Histórico da cidade. Na programação, shows, danças típicas e praça de alimentação com comidas e bebidas tradicionais da Itália. Entre outras atrações, o Gruppo Storico de Fivizzano, da região da Toscana, na Itália, protagonista de mais de 1800 apresentações de prestígio na Itália e no mundo, se apresenta todos os dias do evento, alternando momentos de alto espetáculo com a performance de
suas bandeiras. O público poderá assistir à reapresentação do Gruppo Storico de Fivizzano, às 20h.