Cidades Ubatuba

Folia de Reis é atração em Ubatuba

Tamoios News

Evento reunirá grupos de Ubatuba e região na próxima segunda (6), a partir das 19 horas, na Praça Exaltação da Santa Cruz

Acontece nesta segunda(6), em Ubatuba, o Encontro de Folias de Santos Reis de Ubatuba, às 19 horas, no Coreto da Praça da Matriz. O evento é realizado pela Pastoral Fé e Cultura da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, com apoio da Prefeitura Municipal através da FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba. O evento representa a visita dos três reis magos ao menino Jesus.

A Folia de Santos Reis é uma manifestação popular de cunho religioso introduzida no Brasil através da colonização portuguesa.

Em Ubatuba a Folia de Santos Reis é composta por antigos e jovens foliões caiçaras de diversas localidades do município, que com suas violas, rabeca, pandeiros e caixa percorrem as comunidades, visitando casas de devotos com início em dezembro.

Trata-se de uma tradição muito antiga que foi, e ainda é passada de geração a geração entra praias e sertões de Ubatuba.

Entre os grupos que confirmaram a participação no encontro deste ano estão: Zeca Pedro/Nova Geração (Maranduba/Sertão da Quina); São Geraldo (Itaguá);  Mineiros de Ladainha (Bela Vista); São Miguel Arcanjo (Centro); Tijolinhos de Jesus (Centro); Sagrada Família (Centro); São Roque (Promirim); Campo Grande (São Luiz do Paraitinga), Caiçara e Concertada.

 

SERVIÇO

Encontro de Folia de Reis 2020

Data: 06 de janeiro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Coreto da Praça da Matriz

Endereço: Praça Exaltação da Santa Cruz, Centro, Ubatuba-SP

Realização: Pastoral Fé e Cultura e Paróquia Exaltação da Santa Cruz

Apoio: Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba