Cidades São Sebastião

Foto/Vídeo: Cão é vítima de envenenamento em Juquehy

Tamoios News

O cão “Artur” pode ter sido mais uma vítima dos envenenamentos de animais que vem ocorrendo em Juquehy, na costa sul sebastianense. O dono do animal percebeu a tempo que Artur tinha sido envenenado e coma ajuda de uma clínica, conseguiu salvar o animal

Por Maria Jaislane

O cachorro “Artur”, uma mistura da raça dálmata com pitbull, de 11 anos, pode ter sido vítima de envenenamento na manhã desta sexta(1º), em Juquehy, na costa sul de São Sebastião.

O animal pode ter comido carne com chumbinho, lançado por alguém na casa onde vive. Esta é a suspeita do dono do animal, Adriano de Paula.

“Artur” é um cachorro dócil e que não apresenta ameaças a ninguém, porém foi encontrado por Adriano na manhã de hoje, passando muito mal.

O cão não atendia aos seus chamados e foi encontrado deitado no chão, ofegante e zonzo, rodeado por fezes e vômitos.

Adriano prestou socorro ao animal, veja no vídeo:

Segundo Adriano, Artur comeu um pedaço de carne, a qual  apresentava costuras e visivelmente possuía algum tipo de veneno, pois na primeira e única mordida Artur já passou mal.

“Me assustei ao me deparar com a situação que encontrei meu cachorro ao chegar em casa, a boca do Artur que costuma ser rosada estava totalmente branca, foi quando eu corri para um petshop mais próximo e me recomendaram, carvão ativado com água, foi a salvação  até chegar na Clínica ”, relatou Adriano.

Artur foi levado com urgência por seu dono a Clínica Veterinária de Boiçucanga, onde recebeu todos os cuidados e  passa bem.

De acordo com à auxiliar veterinária, Roberta Gomes, após suspeita de envenenamento o carvão ativado com água, extraí toda a toxina encontrada pelo organismo e faz com que o veneno saia pelas fezes ou urina do animal.

O Dr. Thiago Lago Simões, médico veterinário que atendeu o cão Artur, explica que a atitude de Adriano em aplicar o carvão foi certeira. “O carvão ativado absorve o veneno e forma uma espécie de capa para proteger o organismo.

“O carvão poupa o fígado e “puxa para ele” o veneno do estomago e intestino”, explica o veterinário. Além do carvão ativado, Artur recebeu medicamentos por meio de soro intravenoso e agora será acompanhado enquanto se restabelece. O veterinário informou ainda que Artur deve voltar para nova consulta na próxima semana.

No início do mês de outubro, foram registrados mais de 15 casos de envenenamento em Juquehy, entre gatos e cachorros que vivem nas ruas do bairro.

Moradores e sociedades amigos, se uniram para tentar descobrir quem está cometendo esta maldade com os bichinhos, porém até o momento nenhuma pista foi encontrada.

Para a Polícia Civil, aparentemente os cachorros mortos são errantes, ou seja, moram na rua já que nenhum boletim de ocorrência foi registrado. Mas a polícia informou que está apurando o caso para encontrar o autor dos crimes.

De acordo com a polícia, quando os casos forem registrados oficialmente o Centro Municipal de Controle de Zoonoses será acionado e será instaurado inquérito. Denúncias podem ser feitas na delegacia pelos telefones (12) 3865-1163ou (12) 3865-2684.

Tamara Rodrigues, responsável por receber as denuncias no CCZ, confirma a informação da polícia. Ela diz que o setor recebe e apura as denuncias e uma equipe formada médico veterinário e biólogo vai até os locais para apurar os casos e tentar descobrir o que aconteceu.

O artigo 32, da lei 9605/98, diz que praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, é crime podendo resultar de três meses a um ano de cadeia e multa.