Cidades

Frente Parlamentar discute criação de consórcio intermunicipal de saúde

Tamoios News

Nesta quinta (27), a FREPAP(Frente Parlamentar do Litoral Norte), se reúne na Câmara de Ilhabela, para discutir a criação de um consórcio intermunicipal de saúde entre os municípios da região.

O tem foi definido em maio, quando da reunião da FREPAP com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, em Caraguatatuba. Na ocasião, estiveram na reunião com os vereadores o coordenador de Regiões de Saúde, Nelson Yatsuda e o Coordenador do Programa Saúde em
Ação, Ricardo Tardelli.

Reunião da FREPAP em maio na Câmara de Caraguá

A FREPAV entende que o Hospital Regional exigirá uma maior demanda na área da saúde por parte dos municípios e o consórcio poderia ser importante, por exemplo, na compra de medicamentos distribuídos pelas prefeituras.

O consórcio também poderia viabilizar o aluguel ou, até mesmo, a compra de um helicóptero pelas prefeituras, para o transportes de pacientes da região até o hospital regional em Caraguatatuba.

O helicóptero seria de grande utilidade para atender casos de urgência e emergência nos feriados prolongados e temporada de verão, quando as estradas ficam congestionadas e a travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião chega a levar mais de cinco horas.

A discussão sobre a criação do consórcio terá a participação do Consultor da Secretaria de Estado e Especialista em Consórcio Municipal, Felipe Braga, que ministrará uma palestra sobre o assunto aos vereadores e secretários municipais de saúde da região. A reunião será às 17 horas e será aberta à população.