Cidades Saúde

Hoje é o Dia “D” de vacinação contra o Sarampo. Vacine seu filho

Tamoios News

Nesta sábado, 15 de fevereiro – acontece em toda as  cidades da região, o dia D de vacinação contra o sarampo. No país, mais de 3 milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos, devem se vacinar, entre hoje e o dia  13 de março.

O Dia ‘D’ de mobilização em 15 de fevereiro, com o conceito “Mais proteção para a sua família”, pelo Ministério da Saúde, visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.

No Litoral Norte, a vacinação deverá ocorrer entre às 8 e 17 horas, em algumas cidades, como Ubatuba, estará disponível em todos os postos de saúde a dose de reforço para febre amarela para crianças de 4 a 7 anos.

DADOS DE SARAMPO

Em 2019, 9% (526) dos municípios registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Em relação aos casos, São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090 (88,4%) em 259 (49,2%) municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Não tendo ocorrido óbitos, até o momento. Os outros quatro estados (PA, AL, MG e RS) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019.

ESTRATÉGIA NACIONAL

Com o objetivo de interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir altas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde traçou uma estratégia nacional. As duas primeiras etapas já ocorreram em 2019, com a realização de campanha de vacinação nacional, em outubro, de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. A segunda etapa aconteceu em novembro para a população de 20 a 29 anos.

Dando continuidade às ações em 2020, outras duas etapas de mobilização nacional devem ocorrer, além da prevista para este mês de fevereiro: junho a agosto, para reforço do público de 20 a 29 anos de idade, mais suscetíveis ao sarampo; e em agosto para a população de 30 a 59 anos de idade.