Cidades Ilhabela

Ilhabela intensifica ações para evitar bitucas de cigarro na areia de suas praias

A Prefeitura de Ilhabela intensifica ações para o descarte correto das bitucas de cigarro em suas praias. Desde 2018 a prefeitura incentiva o uso de bituqueiras em suas praias.

Ilhabela foi uma das primeiras cidades do litoral com o maior investimento nas bituqueiras, com mais de 130 pontos de coleta, espalhados por todo o arquipélago e a ação já evitou que mais de 750 mil bitucas fossem descartadas de forma incorreta.

cinzeiros de bambu podem ser encontrados nos quiosques a beira mar

“Além das bituqueiras contamos também com cinzeiros nas praias, que confeccionados com bambu, assim o fumante tem um lugar para descartar as cinzas e as bitucas”, explicou a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

As caixinhas verdes são para depositar as bitucas, que são levadas para reciclagem e se transformam em material para ser utilizado em confecção de artesanatos produzidos por artesãs ilhabelenses e projetos estudantis, convertendo poluição em folhas sustentáveis.

Mais ações: Na próxima semana, serão instalados mais 15 painéis com cinzeiros e mais 10 caixas coletoras, visando o descarte correto desse material e evitar que ele contamine as praias e o mar do município.

Você sabia que duas bitucas de cigarro, em um litro de água, equivalem a mesma quantidade de um litro de esgoto? Por isso é importante evitar jogar bitucas na areia das praias.