Cidades Ilhabela

Ilhabela prepara lei para restringir entrada de caminhões nos fins de semana e feriados

Tamoios News
Camera1 São Sebastiao-Ilhabela

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, prepara um decreto que estabelece regras e disciplina a entrada de caminhões no arquipélago nos finais de semana e feriados prolongados.

A medida visa reduzir o número de caminhões na travessia, nesses períodos, para agilizar o transporte de veículos de passeio. O decreto, que deve entrar em vigor nos próximos dias, também atende solicitações feitas pela Dersa.

O assunto foi amplamente discutido na última sexta(1º), durante encontro da prefeita Gracinha com vereadores, secretários municipais e representantes da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), e Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pelo serviço de travessia de balsas no Litoral, para tratar sobre a criação de um decreto

No dia 23 passado, durante reunião na Câmara, sobre preparativos para a temporada 2019/2020, o Diretor-Presidente da Dersa João Luiz Lopes, solicitou que que o Executivo e Legislativo promulgue uma lei para que possa ser equilibrado o transporte de caminhões, pois segundo ele é importantíssimo para travessia.

“Em Setembro passado transportamos 12 mil caminhões nos dois sentidos, um recorde que nunca tinha acontecido, é muita coisa. É necessário, mas ocupa 20% da nossa capacidade de travessia, afeta bastante. É preciso regrar isso, para horário, carga, tipo e para peso. A balsa em si não está preparada para excesso de carga, por isso temos problemas de manutenção”, explicou o diretor da Dersa, na ocasião.

Ainda sobre os caminhões, João Lopes afirmou que em plena sexta-feira cerca de 200 caminhões atravessam com blocos, cimento e tem prejudicado bastante o sistema nos finais de semana que chega a 400 no total. A travessia transporta de 1.000 a 1.500 veículos diariamente, mas a partir de dezembro, cerca de 4.000 veículos devem ser transportados diariamente.

Segundo a prefeitura, o decreto será criado mediante orientação da Advocacia Geral do Município. Depois de assinado pela prefeita entra em vigor em 30 dias. Antes desse prazo terminar, a prefeitura e os demais atores envolvidos farão ações educativas.

Na reunião ficou claro que o decreto abrangerá somente o regramento da entrada de caminhões no arquipélago, que a exemplo do que ocorre na capital paulista, terão dias e horários pré-estipulados para entrar no arquipélago.

Os Veículos Urbanos de Cargas (VUCs) não serão afetados nesse regramento, que objetiva aliviar as filas dos veículos menores nos finais de semana, feriados prolongados e temporada. VUC é um caminhão de menor porte, ideal para utilização em áreas urbanas; tem comprimento total inferior a 5,50 metros e a largura máxima de 2,20 metros. Possui capacidade de carga útil superior a 1.500 kg.

No encontro, a prefeita lembrou que o governo municipal, junto com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Associação Comercial e outros representantes de segmentos da sociedade civil, está definindo o Plano de Mobilidade Urbana do município, que trata, inclusive, de outros assuntos relacionados também aos caminhões e demais veículos.

Muito antes da reunião de sexta-feira, a prefeita Gracinha Ferreira e os vereadores vinham cobrando melhorias nos serviços prestados à população e apresentação de um plano para a temporada de verão. Em encontros anteriores promovidos pela prefeita, houve debate sobre a elaboração do Plano Diretor de Cargas, que envolve o controle da entrada de caminhões e de mobilidade.

Para a prefeita Gracinha, as reuniões foram importantes para alinhar as estratégias de melhorias na travessia. “Temos feito tudo para concluir um planejamento que seja realmente concretizado e se transforme em qualidade e melhoria do sistema”, declarou.

O secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo, ressaltou que o importante é que a travessia de balsas operada pelo Dersa atenda bem a população. “O que realmente importa para todos nós de Ilhabela é que o sistema de travessias atenda bem os munícipes, turistas e veranistas do município, independente se operada pelo Dersa, por privatização ou concessão”.

Outra medida anunciada durante a reunião desta sexta-feira foi a aquisição de uma balança para o Dersa utilizar em São Sebastião e evitar o excesso de tonelagem. A prefeitura está preparando um convênio com o Dersa para viabilizar o novo equipamento. Outra cobrança feita à concessionária foi o prazo para a chegada da segunda lancha catamarã, que permitirá atender mais pedestres e ciclistas. Atualmente há uma embarcação desse tipo (LS-02), com capacidade para 370 passageiros, e sete balsas. A empresa prometeu a segunda lancha para o final de dezembro.