Cidades Ilhabela

Ilhabela promove Festival de Mar e Mergulho

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão promovendo o Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho. O evento será entre esta sexta-feira e domingo (6 a 8), no Centro Histórico da Vila, com direito a intensa programação do turismo náutico e do mergulho sustentável, tendo o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes como atrativo âncora.

“O objetivo é fomentar o desenvolvimento turístico do Litoral Norte do Estado de São Paulo também nessa modalidade tão tradicional aqui na cidade”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo.

O Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho começa em terra firme e avança para o mar, marcando o começo do período mais adequado para a prática de atividades náuticas na região. As atrações e atividades são abertas ao público e contarão com uma programação para atrair praticantes das diferentes modalidades de mergulho, de novatos aos mais experientes, juntamente com empresas da região relacionadas ao tema e de diferentes partes do Brasil, além da participação do ICMBio.

Nos três dias do evento, o Centro Histórico da Vila vai receber estandes de empresas relacionadas ao mergulho, de cursos, equipamentos, do ramo náutico e esportivo, operadoras de turismo, órgãos públicos, ONGs, entre outras. Também estão programados seminários e discussões sobre o tema e educação ambiental, exposição fotográfica e shows. Um dos pontos altos da programação são as visitas ao Refúgio de Alcatrazes.

Embarcações vão levar mergulhadores/fotógrafos até Alcatrazes

Criado em 2016, o Refúgio de Alcatrazes está localizado a cerca de 40km da costa, em mar aberto, e possui uma área de 67.409 hectares. É uma unidade de conservação de proteção integral, com um importante papel na conservação da biodiversidade e na reposição dos estoques pesqueiros do Estado de São Paulo.

Com grande biodiversidade marinha e insular, Alcatrazes atrai mergulhadores do Brasil e do mundo. Durante o mergulho pode-se observar peixes recifais: como as garoupas e os bodiões, cardumes de enxada, tartarugas e corais. Os golfinhos e as baleias podem ser um bônus ao turista, já que podem ser avistados durante o deslocamento à ilha.

Show com Camisa de Vênus será no sábado

Programação do Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho:

Dia 6/12 – sexta-feira
18h – Abertura com autoridades
18h30 – Painel de Abertura sobre Turismo Náutico e Mergulho:
– Felipe Augusto: Presidente do Consórcio Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo
– Kelen Leite: ICMBio Alcatrazes
– Nicole Facuri: coordenadora-geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa do MTur
– Diego Hernandes: Diretor Regional: Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Mantiqueira
– Fundação Florestal
– Prof. Dr. Fabio Motta: Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências do Mar
– Mediadora: Bianca Colepicolo secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela
20h – Show: Quadrifonix

Dia 7/12 – sábado
10h – Expedição Alcatrazes – Visita ao arquipélago
Entre 10 e 18h – Trilha Sub – Trilha Virtual; NAUI – Tanque de Mergulho e Sea Sheperd – Operação Ondas Limpas: Consumo Consciente
14h – Palestra : Nadando 40K do Continente até Alcatrazes
14h50 – Importância da regionalização do Turismo (Circuito Litoral Norte)
15h40 – A natureza e você: sugestões para melhorar essa parceria
16h30 – Mergulho de mínimo impacto
17h20 – Estudando o alien: um case sobre as pesquisas sobre o coral-sol em Alcatrazes
18h10 – Aloha Spirit: o maior evento aquático do mundo influenciando bons hábitos
19h – Desmistificando os tubarões, por Lawrence Wahba
20h – Show: Camisa de Vênus com o projeto Toca Raul

Dia 8/12 – domingo
10h – Expedição Alcatrazes – Visita ao arquipélago
Entre 10 e 13h – Trilha Sub – Trilha Virtual; NAUI – Tanque de Mergulho e Sea Sheperd – Operação Ondas Limpas: Consumo Consciente