Cidades Ilhabela

Ilhabela sediará o “Festival Conecta” que abordará a economia criativa

Tamoios News

O arquipélago de Ilhabela irá sediar o “Festival Conecta” nos dias 28 e 29 de março, na Fazenda Engenho D’Água.  A iniciativa marca um novo modelo de negócios no arquipélago, focado no capital intelectual, cultural e na criatividade geradora de valor econômico.

Segundo a prefeitura, o evento nasceu do Fórum de Desenvolvimento Econômico, conduzido pelo professor Agliberto Chagas, buscando novas linhas de geração de trabalho e renda para o município.

As pesquisas e debates apontaram para a Economia Criativa como um caminho para a segunda fonte de recursos de Ilhabela, depois do turismo, inclusive apontando diversos players que já exportam trabalho criativo para o mundo todo e residem na cidade.

O formato do evento já é inovador, uma parceria público-privada que quer colocar o município entre as cidades consideradas polo de tecnologia e criatividade, entre elas, Campinas, Florianópolis e Recife, no Brasil, assim como São Francisco, na Califórnia.

Durante dois dias a cidade vai respirar tecnologia com a presença de renomados palestrantes, workshops, apresentações, rodas de conversa e cases de sucesso. Serão lançados modelos de startups nos segmentos de arquitetura, artesanato, artes cênicas, audiovisual, artes, design, editoração, fotografia, gastronomia, moda, música, publicidade, software, rádio e tv.

O Festival vai realizar ainda um Hackathon, maratona direcionada para a organização da hospedagem caseira no mercado turístico. A proposta é fazer da cultura um eixo estratégico nas políticas de desenvolvimento de Ilhabela aliada ao turismo que atualmente é a base da economia.

“A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas. Queremos unir forças entre o poder público, a iniciativa privada e universidades para fortalecer esse modelo em Ilhabela, para que seja tão forte quanto o turismo”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo.

Para alcançar resultados na economia criativa é preciso estabelecer uma rede de inovação, envolvendo a sociedade civil organizada, o setor do comércio, o governo, criar legislação específica, além de investir em educação e infraestrutura. O objetivo é que esse ecossistema possibilite a implantação de um Centro Tecnológico que funcionará como palco para uma incubadora de ideias, de projetos e de iniciativas inovadoras.

“Ilhabela tem potencial para se destacar na economia criativa. As pessoas precisam falar sobre isso, entender como tirar a sua ideia do papel e ter sucesso com ela. Eventos como o Conecta possibilitam esse intercâmbio de informações e são importantes para juntar pessoas que querem fazer esse movimento acontecer”, destacou o empresário Márcio Franco, um dos idealizadores do evento.

Os temas dos palcos serão divididos em: “Ecossistema da Economia Criativa”, “O mundo das Startups” e “Empreendedorismo Sustentável”. Especialistas compartilharão seus conhecimentos sobre empreendedorismo sustentável, mostrando como a educação e a sustentabilidade são fundamentais para Ilhabela virar um polo de economia criativa.

Entre os palestrantes convidados, Gabriel Simas, gerente de Content Solutions do Twitter, vai conduzir um painel sobre produção de conteúdo digital com dois convidados do Instagram e Facebook. Já Luiz Telles, sócio do Startup Now do Grupo de comunicação Artplan contará como é feita a produção de conteúdo em tempo real da cobertura do maior evento de música do planeta, o Rock In Rio.

O administrador de empresas Bob Wollheim tem mais de 20 anos de experiência no mercado digital e vai compartilhar informações sobre o caminho que deve ser trilhado para a criação de um ecossistema de economia criativa. Bob é sócio da The Next Company, empresa de investimento em startups e da MuchMore Digital, consultoria de Transformação de Negócios e acaba de fundar o Safe Container, uma consultoria que ajudará executivos e empreendedores nos seus processos de mudança.

Também estará presente o Sustenta, movimento de economia criativa e sustentável que empodera produtores locais para o desenvolvimento do empreendedorismo setorial, territorial e local. Composto por artesãos nas áreas da moda consciente, artefatos, decoração, cosméticos naturais, gastronomia saudável, além de atrações culturais com artes e música.

Além das palestras, artistas devem se apresentar com shows e peças teatrais numa parceria com a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) e os participantes podem aproveitar para visitar a exposição “Joan Miró”. Confira a programação completa no site www.conectailhabela.com.br

Serviço: Festival Conecta

Data: 28 e 29 de março

Horários: 9h às 22h (sábado) e das 9h às 20h (domingo)

Local: Fazenda Engenho D’Água

Evento gratuito

Facebook: @conectailhabela

Instagram: @conectailhabela

Sitewww.conectailhabela.com.br