Cidades Ubatuba

Laudo confirma: Menina de 11 anos morreu de desnutrição proteica de grau 2

Tamoios News
Tapete de borracha em que a menina era obrigada a dormir

Um laudo assinado por dois peritos do IML(Instituto Médico Legal), de Ubatuba, confirmou que a menina P., de 11 anos, morreu mesmo devido a desnutrição.

O laudo assinado pelo diretor do IML no Litoral Norte, médico Ricardo Cortês e pelo perito Arthur Bernadeli Neto, apontou que a menina morreu por desnutrição proteica, de grau 2.

Desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau.

A desnutrição pode ser primária ou secundária, a depender do que causou o problema. Entre as causas primárias estão comer pouco ou comer “mal”. Ou seja, ter uma alimentação em quantidade ou qualidade insuficiente em calorias e nutrientes.

Já entres as causas secundárias há a ingestão insuficiente de alimentos por fatores externos, que podem estar demandando um gasto energético maior do corpo, ou impedindo a pessoa de absorver os nutrientes e se alimentar corretamente.

Segundo o laudo do IML, a menina teria dada entrada já sem vida na santa casa da cidade, na noite de quinta(24). “P”, de 11 anos, chegou ao hospital por volta das 21h20 da quinta.

O hospital teria acionado a polícia. A mãe, de 26 anos e o padastro, de 47, acabaram presos, indiciados por tortura com morte, cárcere privado e abandono intelectual.

A menina foi sepultada no sábado, em um cemitério de Pindamonhangaba, por familiares da mãe dela.

A menina de 11 anos que morreu devido a tortura, cárcere privado e desnutrição, na última quinta (24) relatava em seu diário a rotina que era obrigada a seguir pela mãe e padrasto: jejuar, orar e fazer exercícios sem ser alimentada.

A menina pedia para comer, mas a mãe negava, segundo informou a polícia civil. O caso está sendo apurado pelo delegado Ricardo Mamede.

O diário foi apreendido pela polícia civil de Ubatuba e será anexado às investigações. A mãe, de 26 anos e o padrasto de 47, estão presos desde sexta (25).

O casal passou por audiência de custódia na tarde deste sábado (26) e foi removido para unidades prisionais. O padrasto foi removido para o CDP(Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba. A mãe transferida para uma penitenciária feminina de Tremembé.

O irmão da menina, de oito anos, que também “era castigado”, foi encaminhado a um abrigo da cidade e está sob os cuidados do conselho tutelar de Ubatuba.

Entenda

O casal foi preso na sexta(25), acusado de manter em cárcere privado, durante cinco meses, em um apartamento, em Ubatuba, uma menina , de 11 anos e o irmão, de 8 anos. A menina acabou morrendo de desnutrição na quinta, logo após dar entrada na santa casa.

A mãe, de 26 anos e o padrasto, de 47 anos, foram presos nesta sexta. A santa casa acionou a policia civil, quando da morte da menina.

Em depoimento nesta sexta à polícia, a mãe teria confessado aos policiais que mantinha a menina em cárcere privado. Segundo a mãe, a menina dormia no chão em um tapete de borracha, no apartamento que fica no centro da cidade.

A menina era obrigada a jejuar e orar como forma de corrigir e castigar por atos considerados errados, como mentiras. O irmão dela, de 8 anos, também era submetido aos castigos.

A polícia apurou que  na última terça-feira (22) o casal teria obrigado a menina a fazer um jejum de dois dias. Ela só tinha acesso a água. Dois dias depois, a menina passou mal e foi levada ao hospital.

A policia informou que o padrasto não quis falar durante seu depoimento, optando em ficar calado. Os dois vão responder por tortura com morte, cárcere privado e abandono intelectual.

O menino de 8 anos  foi encaminhado para um abrigo da cidade e está sob os cuidados do Conselho Tutelar. Não foi possível contato com o casal, preso e indiciado.