Cidades São Sebastião

Litoral Norte deverá contar com Observatório de Turismo

Tamoios News

Segundo dados apresentados nesta quinta(31), no 1º Encontro do Circuito Litoral Norte, realizado em São sebastião, a região conta com 986 meios de hospedagem, o que equivale a 48,5 mil leitos, com taxa média de ocupação em 55%.

A implantação de um Observatório deverá apresentar dados mais reais e ações prioritárias para incrementar o turismo no Litoral Norte. Os prefeitos de São Sebastião, Felipe Augusto, que preside o Circuito Litoral Norte; Aguilar Júnior, de Caraguá; e, a prefeita Gracinha, de Ilhabela, participaram do encontro.

Prefeito Felipe Augusto, presidente do Circuito Litoral Norte recepcionou os prefeitos Aguilar Júnior e Gracinha e demais autoridades presentes na reunião. Fotos: PMC

Toni Sandro, presidente executivo do São Paulo Conventions & Visitors Bureaus, um dos palestrantes do 1º Encontro do Circuito Litoral Norte, realizado nesta quinta-feira, em São Sebastião, destacou a importância dos municípios se unirem em prol do desenvolvimento do turismo.

Segundo ele, hoje o mundo está conectado, com mais tempo ‘livre’ e isso é bom para o turismo porque as pessoas podem trabalhar de onde estiver e ainda ter tempo para aproveitar o local.

“O que vai diferenciar o turismo de uma região, de uma localidade é a hospitalidade, como o turista é recebido e como ele ‘vende’ o local. Se for positivo ele fala para cinco, seis pessoas, se o atendimento for ruim, a divulgação negativa se espalha”, orientou.

Segundo ele, as pessoas querem ter a sensação de que possam falar com alguma pessoa sobre aquilo que estão vivendo. Por isso, o atendimento tem de começar com o taxista falando bem da cidade, com o balconista, o recepcionista dando atenção. “Muitas vezes, essas pessoas têm mais contato com aquele visitante que o empresário e a gente não fala para ele a importância de ser o embaixador da cidade, da relação do visitante com a nossa casa”.

Toni Sando foi mais fundo e destacou que “tempo livre é dinheiro e dinheiro gera riqueza, transforma destino com vocação em receber melhor o visitante. E cada vez mais a gente tem tempo livre, embora seja incoerente” Para ele, “a conexão faz com que estejamos aqui, possamos ir à praia, despachar por email, por telefone e ao mesmo tempo aproveitar e contemplar a beleza, a natureza do local”.

Traduzindo, continuou ele, “o tempo livre acaba exponenciando a participação das pessoas sobre o que o destino possa oferecer a ele”. Um exemplo é que quem vai a um evento sempre dá uma paradinha na cidade, dorme, come, compra e passeia. “Essa é a grande pegada e com material e divulgação tudo de pode ser oferecido, sem ele precisar perguntar o que pode ser feito”.

No período da manhã, o encontro também serviu para a apresentação das ações do Circuito Litoral Norte feita pelo secretário executivo do Consórcio Litoral Norte, Gustavo Monteiro, que destacou que o objetivo essa união entre os municípios é profissionalizar a gestão do turismo intermunicipal, contando com apoio do Estado e do governo federal.

Ele apontou, ainda, que até medos de dezembro devem ser concluídos os dados para a apresentação do Observatório do Turismo da região, que, entre outros, visa o levantamento do mapa turístico da região, estimativa da demanda turística, evolução do fluxo de turistas, movimento das rodoviárias, perfil da demanda turística, evolução das taxas de ocupação dos meios de hospedagem, arrecadação de ISS e número de empregos no setor turístico.

Levantamento secundário mostra que hoje a região conta com 986 meios de hospedagem, o que equivale a 48,5 mil leitos, com taxa média de ocupação em 55% e 340 agências e receptivos turísticos. “Como o observatório vamos ter o número real e ações a serem desenvolvidas para o fortalecimento do setor”, disse Monteiro.

Para o prefeito Aguilar Junior, de Caraguatatuba, existem três aspectos bastante importantes: estruturar o destino, divulgar e conscientizar a população da importância da atividade para economia dos municípios. “Como gestores precisamos pensar de forma ampla, por isso a população precisa entender que quando investimos e pensamos no turista, estamos diretamente pensando no impacto direto no fortalecimento do comércio local, empresários, empreendedores”, destacou.

Aguilar Júnior destacou a importância do Consórcio de Turismo do Litoral Norte

Aguilar Junior falou ainda sobre a importância do Consórcio do Circuito Litoral Norte. “O turismo é uma atividade que gera emprego e renda, por isso a integração entre os prefeitos tem gerado resultados na busca por turismo de qualidade e o Estado vem como grande parceiro na questão de estruturar e divulgar as cidades”, concluiu.

O encontro teve ainda apresentação do programa de capacitação para o trade, realizado pelo Sebrae/São José dos Campos, Rodada de Negócios com a Decolar.com e encontro temático de turismo com a Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (Aprecesp) para debater o marketing no turismo.