Cidades Turismo

Litoral Norte oferece bons atrativos na baixa temporada

Semana de Vela em Ilhabela, em Julho, atraí milhares de turistas

As prefeituras programaram bons atrativos para a baixa temporada. Num ano cheio de feriados, o Litoral Norte terá inúmeras atrações culturais, gastronômicas e esportivas. É só conferir a agenda e programar sua viagem para a região

Por Salim Burihan

As secretarias de Turismo da região aproveitaram a temporada de verão e, agora, o carnaval, para divulgar seus eventos anuais e com isso atrair turistas paras suas cidades no período da baixa temporada.

Os turistas devem aproveitar a oportunidade. Bons eventos vão acontecer no Litoral Norte após o verão, conforme informa o calendário de eventos das prefeituras.

São inúmeras as vantagens: preços mais em conta na rede hoteleira, estradas vazias, praias tranquilas e bons programas, são algumas delas.

Outro ponto muito importante é a manutenção dos empregos no comércio em geral, principalmente, na rede hoteleira, restaurantes e bares. Tradicionalmente, após a temporada de verão, centenas de pessoas são dispensadas por causa da queda no movimento de turistas.

É bom lembrar que este ano de 2020 tem muitos feriados. A viagem até o Litoral Norte pode ser uma ótima opção para quem gosta de viajar e aproveitar alguns dias a beira mar.

Caraguatatuba

Festival de Voo livre é uma das atrações de Caraguatatuba

 Caraguatatuba lançou em dezembro seu calendário turístico anual. O secretário de Turismo, Rodrigo Tavano, fez uma publicação e encaminhou aos hotéis. A programação pode ser consultada no site da prefeitura.

Tavano decidiu também divulgar as atrações na principal avenida da cidade, a avenida da praia, onde galhardetes foram instalados destacando os eventos que vão ocorrer ao longo do ano.

Para o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano, a ideia é que o turista que está na cidade possa se programar ao longo do ano com os eventos criados pela administração com o objetivo de fomentar o período que o movimento de turistas tende a ser menor, mas que as festividades são atrações para o ano inteiro.

Para a presidente do Comtur(Comissão Municipal de Turismo), Sandra Abril, a medida é importante pois divulgando os eventos os turistas devem retornar após a temporada, gerando lucros aos hotéis e garantindo o emprego de muita gente.

  ‘Descubra a Magia de Caraguatatuba o Ano Inteiro’ é o slogan do calendário que traz os eventos turísticos, culturais e esportivos para que as pessoas possam se programar.

Caraguá oferece boas atrações na baixa temporada, o 1º Geek Games (março), a tradicional Encenação da Paixão de Cristo,  Festival Municipal de Vôo Livre (abril), Festival da Cultura Japonesa (maio) e Festa do Padroeiro, Jazz e Vinho Festival e Festa de São Pedro Pescador (junho).

Para o segundo semestre, atrações como Festival da Tainha e Festival do Camarão (julho), Caraguá A Gosto e Caraguá Extreme Fest (agosto), Circuito Caraguá de Corrida de Rua, Festival Food Truck (setembro), Exposição de Orquídeas, Caraguá Beer Festival e Festa de Iemanjá, e Natal Luz (dezembro). Saiba mais no site www.turismocaragua.com.br

São Sebastião

Maresias, fora da temporada é muito legal

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) lançou, também seu calendário turístico e cultural 2020.

No primeiro semestre, o Festival Todas As Danças, em abril; o Circuito SESC de Artes e o Festival Rota dos Sabores, em maio; são algumas das atrações.

Já no segundo semestre, os grandes destaques são: o Festival do Camarão, o Arraiá Caiçara e o Festival Gastronômico Projeto Buscapé, que acontecem em julho; o Dia Municipal do Hip Hop, o Festival Japonês São Sebastião Matsuri e o 2º Geek Festival, em agosto; o Festival Italiano, em setembro; o FestArt e, em outubro; a Semana da Consciência Negra, em novembro; e a Semana do Samba e festividades natalinas no mês de dezembro.

A secretária de Turismo, Adriana Augusto, conseguiu trazer para a cidade, em março, um congresso internacional de jornalistas, a maioria especializada em turismo, que vai ajudar a divulgar ainda mais as atrações, as belezas naturais, a cultura e a rica gastronomia do município e região.

Mais informações no site: www.turismosaosebastiao.com.br

Ilhabela

Race Village em Ilhabela, bons shows e turistas brasileiros e estrangeiros

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, também intensificou a divulgação de seus eventos promovidos na baixa temporada.

A| Ilha terá atrações, inclusive, internacionais em 2020. Confira alguns do eventos agendados: Em maio tem o 10° Festival da Sardinha de Ilhabela, em junho a abertura da temporada de Baleias e o 2º Borboun Festival Ilhabelade 17 a 21 de junho, conta com show de jazz, soul, blues e MPB animam Ilhabela, na Vila. O evento é gratuito.

Em julho, acontece a tradicional Semana Internacional de Vela. De 4 a 18 de julho acontece o Race Village 2020. É um grande espaço de convivência fora da água que reúne moradores, turistas e os apaixonados por vela. Várias atrações culturais e musicais fazem parte do espaço na Praça Coronel Julião de Moura Negrão. 

Em Agosto, acontece o 25° Festival do Camarão um dos eventos mais tradicionais de Ilhabela. O evento ocorre de 1 a 30 de agosto, onde os restaurantes valorizam a iguaria e também, durante os fins de semana (14 a 16 e 21 a 23/08), acontece o Boulevard do Camarão, na Vila, com shows, pratos deliciosos e diversas outras atrações. 

Também, em agosto, acontece o Festival da Tainha de Ilhabela. Em setembro, o Festival de Aves é realizado entre 25 a 27 de setembro e conta com exposições, palestras e passeios para avistar aves em Alcatrazes. Em outubro, tem o Festival Vida Natural, de 1 até o dia  31. Em novembro, o 2° Festival do Xerelete.

Ubatuba

Festa de São Pedro Pescador encanta público pela diversidade na temática

A secretaria de Turismo disponibilizou o Calendário Turístico 2020, em que constam os principais eventos culturais e esportivos programados para acontecer ao longo do ano.

Eventos tradicionais podem ser esperados, como a festa de São Pedro Pescador, Encenação da Paixão de Cristo, Caiçarada e Festa do Fandango Caiçara; festas locais, como do camarão da Almada, da mandioca e Juçara no Sertão do Ubatumirim e festa da Picinguaba também constam no calendário.

Ainda para os amantes de comida, iniciativas como Feira Gastronômica de Ubatuba e Feira das Nações são um prato cheio; ainda tem as novidades, que vieram pra ficar, como o Ficsu – Festival Internacional de Cinema de Surfe de Ubatuba.

Na área de esportes, interessados nas provas tradicionais, como o Desafio 28 Praias, o Grand Cup Brasil de Ciclismo, UB 515 e Soldado Paulino já podem ir preparando a disposição e os equipamentos para se aventurar em terras caiçaras.

“Temos bons eventos para atrair turistas. Um dos principais objetivos do Calendário é atrair esse público na baixa temporada. Além disso, os restaurantes, hotéis e comércio local já estarão preparados para tais eventos. Esse ano, temos muitos feriados prolongados e a ideia é que as iniciativas também complementem essa programação”, explicou o secretário de Turismo, Potiguara do Lago.

error: Alerta: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: