Cidades São Sebastião

Mais de 40 unidades escolares foram alvos de vandalismo este ano em São Sebastião

Tamoios News

Vandalismo atrasa obras da nova Creche do Varadouro em São Sebastião

Segundo informou a Prefeitura de São Sebastião, de maio de 2017 até novembro deste ano, mais de 40 unidades escolares sofreram atos de vandalismo e até furtos.
Na relação de unidades vandalizadas constam sete creches – como a Maria Leonarda, na Topolândia, e a Diva Bernardino, no Canto do Mar –; seis EMEI’s – como a Peteleco, no bairro São Francisco, e a Peixinho Dourado, em Maresias –; e 11 escolas municipais, além do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), na Topolândia.
Na última sexta(29), o prédio da nova Creche do Varadouro, bairro da região central do município, foi novamente alvo de furto e vandalismo. Os vândalos além de danificarem a creche furtaram parte das esquadrias de alumínio e outros objetos da unidade escolar.

Creche havia sofrido vandalismo em novembro

O imóvel já havia sido invadido no início de novembro, na ocasião criminosos chegaram a levar uma porta de alumínio, além quebrarem vidros e roubarem luminárias e fios elétricos da unidade.

Dessa forma, a obra que já estava em fase final, deve levar mais tempo para ser entregue à população, uma vez que diversos materiais terão que ser repostos e as instalações reformadas.

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), os possíveis autores do crime já foram identificados e a GCM segue com investigações para encontrar os envolvidos. A Prefeitura destaca que a segurança do local foi reforçada com apoio da Guarda Patrimonial.

Crime de Vandalismo

De acordo o Código Penal brasileiro, no artigo 163, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa, por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além das agravantes.