Cidades Condições do Mar

Mar continua agitado no Litoral Norte, alerta a Marinha

Tamoios News
Ressaca chega a praia de Ubatuba. Foto: Leda Pereira

Segundo a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM),  a passagem de uma frente fria que  provocou à ocorrência de ressaca com ondas de Sudoeste a Sul, que deve durar até esta segunda(24).

Entre Santos, no litoral paulista e Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro, a previsão é de ondas de até 2,5 metros.

A Marinha continua o alerta para que as embarcações consultem as condições do tempo e do mar antes de irem ao mar.

O tempo melhorou na região. Parou de chover e o sol saiu. Não há previsão de chuva para esta segunda, segundo a meteorologia.

Nas praias, o mar ainda continua agitado, o que requer muito cuidado por parte dos banhistas. Antes de entrar no mar, os banhistas devem consultar os guarda-vidas do GBmar.

 

Ressaca

Vídeos mostram os estragos provocados pela ressaca ontem no Litoral Norte:

 

No domingo, a ressaca que chegou de surpresa, por volta das 14 horas, assustou banhistas e causou danos em praias de Ubatuba e Caraguá.

Na Praia Preta, em São Sebastião, a força das ondas lançou um surfista em direção as pedras. O banhista acabou morrendo.

Por causa das condições adversar do mar, vários banhistas foram salvos pelo GBmar(grupamento de Bombeiros Marítimos) em praias de São Sebastião, Caraguá e Ubatuba.

A Defesa Civil de Caraguatatuba  interditou quatro quiosques na tarde deste domingo (23) na praia da Mococa, por conta da ressaca alta e avanço da maré que chegou a 1,13 metro por volta das 14h.

Ninguém ficou ferido, mas alguns comerciantes tiveram que retirar materiais de trabalho do local como geladeira, freezer, mesas, cadeiras e maquinários. A ação de retirada dos materiais teve apoio de caminhão da Secretaria de Serviços Públicos.