Cidades São Sebastião

Marinha do Brasil vai realizar operação especial em São Sebastião

Tamoios News
Navio patrulha Guajará utilizado nas operações da Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil vai realizar uma operação especial na região de São Sebastião para combater a pesca ilegal, a poluição hídrica, o tráfico de drogas, o contrabando de armas e garantir a segurança da navegação.

A fiscalização terá a participação do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (GPNSS), Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), Polícia Militar Ambiental, Fundação Florestal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Receita Federal, Guarda Portuária, Polícia Federal e Comando Aéreo da Polícia Militar.

Nesta quarta(23), a operação ocorreu na região do porto de Santos. A denominada “Operação Santos II-Amazônia Azul”, fez  30 abordagens a embarcações, apreendendo quatro barcos e retirados do tráfego o outros quatro.

Blitz da Marinha realizada em Santos. Foto: Divulgação Marinha

De acordo com o GPNSS, o trabalho de patrulhamento deve chegar nos próximos dias à região de São Sebastião. Não foi informada a data que a operação será feita nas proximidades do porto sebastianense.

Segundo o coordenador da ação, o capitão de Corveta Anderson Lisboa, do GPNSS, a operação, com órgãos estaduais e federais, tem com  objetivo de inibir ilícitos e também mostrar para a sociedade que os órgãos estão trabalhando em conjunto.

Em Santos, para realizar o trabalho, foram utilizados o navio-patrulha Guajará, recém-chegado ao grupamento da região, uma lancha blindada, além de outras cinco embarcações dos órgãos envolvidos e um helicóptero da Polícia Militar. Um cão farejador da Guarda Portuária também ajudou na operação.