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Moradores de São Sebastião já utilizam UPA do Perequê em Caraguá

Tamoios News

Por Simone Rocha

Recentemente foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região sul de Caraguatatuba, que fica no Perequê, próximo da entrada do bairro Pegorelli.

Segundo a prefeitura, a unidade estima atender cerca de 300 pessoas por dia ou 9 mil atendimentos/mês. Devido à proximidade com os bairros da Costa Norte de São Sebastião, como Enseada e Canto do Mar, os moradores da cidade vizinha já começaram timidamente a frequentar o local.

Marlino Pereira de Matos, que mora no Canto do Mar, está acompanhando o filho, de 27 anos, que está internado no local há três dias com dengue. “Procuramos essa unidade devido a ser mais próximo da nossa casa”, revelou.

Outra moradora do Canto do Mar, Lucrécia Rodrigues de Oliveira, também está acompanhando a mãe, de 61 anos, que está internada com dengue também, desde o dia 26 de fevereiro. “Viemos várias vezes aqui antes dela ser internada. Como é próximo enquanto esperávamos os resultados dos exames nos voltávamos para casa, pois é próximo, o que já não fazíamos quando íamos no convênio ou na UPA do centro”, conta Lucrécia.

Ela lamentou que o local não tem lençol e nem cobertores, além de ter tido um problema com a troca de medicamento ministrado a sua mãe. “Os funcionários são muitos atenciosos, mas não posso deixar de mencionar que trocaram o soro da minha mãe, a sorte foi que a outra pessoa estava com um problema parecido. Também precisei trazer de casa lençóis e cobertores”, reclama.

Pela primeira vez na UPA do Perequê, a moradora da Enseada, bairro de São Sebastião, a auxiliar de limpeza, Edna Demétrio Santana, reclamou que o atendimento demorou um pouco. “Meu filho chegou às 7h passando muito mal, com vômitos e forte dor de cabeça, quase desmaiando de dor e foi atendido somente depois das 8h. Outra coisa, aqui não é um local para atender casos urgentes? Se fosse para demorar eu teria ido ao postinho. Vou entrar em contato com a Ouvidoria para reclamar”, avisa Edna.

Edna Demétrio Santana, reclamou que o atendimento demorou um pouco

Questionada sobre o fato dos moradores de São Sebastião utilizarem a UPA, a prefeitura disse que o local foi construído para atender todas as pessoas que buscam urgência e emergência e o objetivo é evitar que os moradores da Região Sul de Caraguatatuba se desloquem até o centro da cidade na UPA Central e que por ser uma unidade hospitalar de porta aberta e cujo atendimento é baseado nas normas e regras estabelecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), qualquer cidadão que procurar a UPA Sul receberá atendimento, independentemente da
cidade onde resida. Ainda sobre o assunto, a prefeitura já esperava a procura por parte de munícipes de outras cidades, como já ocorre no Pronto Atendimento do Massaguaçu (Região Norte), onde 20% dos atendimentos são de moradores da cidade vizinha de Ubatuba.

Sobre a UPA Perequê:

O espaço conta com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas. A unidade conta ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento. Há também serviços de exames de raio-x e laboratoriais. O atendimento
obedece a classificação de risco, o que significa que não é por ordem de chegada, mas sim por gravidade. A unidade conta com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas e o paciente não consegue sair da UPA para buscar  medicamentos.

Prefeitura de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba se pronunciou sobre as reclamações citadas na reportagem, a direção da UPA Sul (administrada pela Organização Social João Marchesi) informa que todas as alas da unidade contam com rouparia de qualidade e nova. Não houve nenhum registro na recepção da UPA e nem na Ouvidoria da Saúde sobre o assunto.

Em relação a suposta demora de atendimento, as UPA’s seguem padrões de atendimento obedecendo a classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.

Os códigos são divididos em: vermelho – atendimento imediato (emergência com risco de perder a vida), laranja – até 30 minutos (requer avaliação médica), amarelo – até 1 hora (urgência), verde – até 2 horas (pouca urgência e o paciente pode esperar atendimento ambulatorial) e azul – até 6 horas (não urgente e caso de menor complexidade).

A paciente citada na reportagem estava com pulseira com código verde, ou seja, com até 2 horas para ser atendida. Ressalta-se, então, que a paciente foi atendida mais rápido que o estabelecido pelos padrões de atendimento, ou seja, em menos de duas horas.

A prefeitura alega que em nenhum momento a reportagem procurou à Organização Social João Marchesi ou a administração municipal para questionar as reclamações e que os pacientes ouvidos eram de São Sebastião, ou seja, foram buscar atendimento na cidade vizinha por algum motivo.

Serviço:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL): Rua José Geraldo Fernandes da
Silva Filho, nº 297 – Perequê-Mirim