Cidades São Sebastião

Moradores do “Chico Soldado” colocam faixa de protesto por falta de guias e asfalto

Por Simone Rocha

Não há dúvida de que o povo unido é forte e consegue, no mínimo, chamar a atenção para os problemas enfrentados pela sociedade. Os moradores do Chico Soldado, como é conhecido um trecho do bairro Canto do Mar, em São Sebastião, instalaram uma faixa na rua dos Ipês, com os dizeres: sem calçamento, sem voto! O fato chama a atenção de todos que passam pelo local.

Muitas pessoas do bairro Canto do Mar e Enseada acreditam que a área do Chico Soldado é invadida, mas o loteamento famoso devido ao nome do antigo proprietário das terras, foi vendido e logo depois a prefeitura enviou os carnês de IPTU a todos os que adquiriram terreno.

“É uma vergonha o que fazem com os moradores do Chico Soldado. Só aparecem em tempo de eleição! ”, desabafa o morador José Rodrigues de Oliveira.

Segundo José, vereadores e prefeito só aparecem em época de eleição

“Sofremos discriminação devido ao descaso do Poder Público. Essa região é tão esquecida que costumam pensar que invadimos esses terrenos, mas muito pelo contrário, isso aqui foi um loteamento. Eu comprei meu pedacinho de terra e pago IPTU, que não é pouco. Esse ano veio quase R$ 1.500,00. Para quem não tem asfalto, nem guias e ainda sofre constantemente com as enchentes eu creio que é um valor alto”, reclama Valdevino Ribeiro, mais conhecido como Barba, que mora há 20 anos no Chico Soldado.

Valdevino disse que bairro é totalmente esquecido pelas autoridades da cidade

O acesso ao loteamento Chico Soldado é precário, sem asfalto e sem guias. Alguns moradores tentaram resolver a situação. “Não aguentamos ficar esperando a boa vontade da prefeitura e conviver com lama na porta da minha casa, mesmo sem um calçamento eu resolvi colocar concreto e tentar, pelo menos, suavizar esse caos que vivemos aqui”, relata Vera Lucia De Moura Francisco, mais conhecida como Verinha, que tem um bar na Rua dos Ipês. Verinha preferiu não expor de quem foi a ideia da faixa, pois teme represália por parte do Poder Público.

Verinha disse que há 20 anos nada é feito pela prefeitura, só promessas

“Depois da última chuva em que mais uma vez sofremos com a enchente ficamos indignados”. Segundo ela, logo
depois da faixa ser instalada na rua, a prefeitura mandou máquinas ao local, mas que já foram embora e nem sinal do asfalto ou das guias. “Também retiraram a ponte de madeira que dá acesso a Caraguatatuba, que ficava aqui pertinho e agora precisamos dar a maior volta para irmos para o lado de Caraguá”, lamenta.

O Tamoios News conversou com outro morador que prefere não se identificar. “Grande parte dos moradores do Chico Soldado não vai aceitar candidatos a vereadores e nem a prefeito com promessas por aqui. Estamos enojados com o que fazem com a gente. Queremos solução, caso contrário, como diz a faixa, sem voto”, finalizou.

O Tamoios News entrou em contato com a prefeitura de São Sebastião a respeito do caso dos moradores do Chico Soldado, mas até o fechamento da matéria a prefeitura não respondeu as questões enviadas.