Caraguatatuba Cidades

Moradores reclamam de alagamentos constantes em avenida do Perequê-Mirim

Tamoios News
Moradores reclamam que avenida Orlando Alves de Souza vive alagada

Moradores da avenida Orlando Alves de Souza, no bairro do Perequê-Mirim, reclamam que a qualquer chuva a avenida alaga causando transtornos aos moradores.

Eles reclamam ainda que quando chove, as galerias da Sabesp existentes na avenida, extravasam e em alguns casos, a água ou esgoto retornam ao interior das residências.

Segundo  Ellen Britto do Vale, que mora na Rua Santa Barbara, não é preciso chover muito forte para a avenida ficar alagada.

“Acho que no trecho de Caraguá, o asfalto é mais baixo que no trecho de São Sebastião e isso pode ser uma das causas dos constantes alagamentos”, disse. A avenida cruza bairros dos dois municípios, Caraguá e São Sebastião.

Ela reclamou ainda das galerias da Sabesp. Segundo ela, quando chove mais forte a água da chuva retorna através do ralo do banheiro de sua casa. “Acho que os moradores estão interligando a água da chuva na rede de esgoto”, suspeita Ellen.

Outro lado

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que estão em andamento obras de drenagem no bairro do Perequê-Mirim, que vai beneficiar também o bairro do Travessão e parte do Barranco Alto.

Importante ressaltar que a região sofre com alagamentos há décadas e, até então, não recebia nenhum investimento de intervenções contra enchentes.

Outra obra de drenagem será encaminhada para licitação para execução na Rua Alta Tensão (Perequê-Mirim) e, com isso, vai melhorar também o escoamento das águas na Avenida Orlando Alves de Souza.

A Sabesp informa que enviou equipe ao local para averiguação da reclamação. É fato que a água de chuva quando lançada irregularmente na rede de esgotos acarreta em sérios problemas, como por exemplo, comprometer o funcionamento do sistema de esgotos, conforme relatado. O efluente doméstico dos imóveis deve sempre ser encaminhado para a rede de coleta e a água de chuva destinada às tubulações de drenagem.

É importante ressaltar que o que acontece hoje na rua Orlando Alves de Souza vai além da questão relacionada ao lançamento irregular de água pluvial dos imóveis na rede coletora. Com a grande quantidade de chuvas da última noite inúmeros serviços públicos ficaram comprometidos em consequência dos alagamentos que afetaram toda a região.

Os serviços serão normalizados tão logo toda a água represada consiga escoar pelo sistema de drenagem. Para um rápido atendimento ao cliente, a Sabesp orienta que as reclamações sejam registradas junto à Central de Atendimento, que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195.