Cidades São Sebastião

Morre maestro Lourival, aos 101 anos, 91 deles dedicados a música

Tamoios News
Maestro Lourival. sendo homenageados por amigos, em São Sebastião. Foto: Reprodução Redes Sociais

Morreu neste sábado, em Caraguatatuba, o maestro Lourival Albuquerque Pereira, aos 101 anos. O maestro, que vivia em São Sebastião, estava internado na Santa Casa de Caraguatatuba, após sofrer um infarto. O sepultamento dele será neste domingo, às 10 horas, no Cemitério Municipal de São Sebastião.

Lourival Pereira de Albuquerque, nascido no Recife, que aprendeu a tocar instrumento de sopro aos 10 anos de idade, chegou ao Litoral Norte, no início da décadas de 60, para integrar a banda Lira Padre Anchieta, de Ubatuba, a convite da prefeitura local. A banda, foi fundada em 11 de outubro de 1960 pelo oficial de Justiça, Sr. João Clemente Barbosa e pelo Maestro Herculano Barros Pinto, que regeu o grupo até  1967. Foi neste período que Lourival participou do grupo, que teve também a regência do maestro Pedrinho, Pedro Alves de Souza, mineiro de Paraisópolis.

Maestro sendo homenageado pelo prefeito Felipe Augusto e Câmara, no ano passado.

Lourival deixou Ubatuba em 1984 para  assumir a regência da Banda Municipal de São Sebastião. Permaneceu até 1998. No ano passado, foi homenageado pela prefeitura prefeitura e Câmara de vereadores pelos 100 anos completados, no dia 1° de março daquele ano. Ele morava no bairro do Jaraguá, com a esposa Mirtes Domingues de Albuquerque, de 78 anos.

O prefeito de São Sebastião lamentou a morte do maestro Lourival em sua página nas redes sociais. “Maestro Lourival vai em paz, meu amigo. Com seu “Bico de Ouro” irá levar muita alegria ao céu. Aqui na terra vai fazer muita falta com sua alegria e espírito livre, dedicou-se a nossa Banda Municipal por mais de duas décadas. Sua passagem foi iluminada. Que Deus conforte o coração de seus familiares, meus sentimentos!”, postou.