Cidades São Sebastião

Motoristas da Ecobus vão fazer nova paralisação a partir das 20 horas desta quarta

Tamoios News

Os motoristas da Ecobus retornaram ao serviço às 16 horas, após oito horas de paralisação, mas vão parar novamente a partir das 20 horas. Ainda não está confirmado se a greve terá continuidade nesta quinta(12).  A Ecobus manterá em operação apenas 30% de sua frota como determina a legislação.

Após conversarem com o prefeito Felipe Augusto, os motoristas e representantes do sindicato da categoria estão  reunidos com a direção da empresa e o seu departamento jurídico.

A empresa, segundo informações, estaria com o dinheiro destinado ao pagamento dos funcionários retido na justiça por causa de uma ação envolvendo a Ecobus de 2012.

A empresa tenta normalizar a situação para evitar um colapso no transporte público a partir de amanhã, quinta(12), no município.

A paralisação ocorrida, entre às 8 e 16 horas, desta quarta, deixou muitos usuários sem condições de ir trabalhar ou se locomover, principalmente, nas região norte e sul do município. A paralisação surpreendeu a empresa, o sindicato e os usuários, pois não teria sido comunicada com antecedência pelos funcionários.

A Ecobus tem uma frota de 100 veículos, mas apenas 30 deles estão operando devido a paralisação que começou às 8 horas desta quarta. A empresa transporta em média 430 mil passageiros por mês. A empresa tem cerca de 300 funcionários.

Prefeitura

Prefeito Felipe Augusto informou que repasse está normal

Na conversa com o prefeito Felipe Augusto, o chefe do Executivo informou aos funcionários que os repasses relativos à tarifa e subsídios à Ecobus estão em dia.

O presidente do Sindicato dos Motoristas do Transporte Metropolitano do Litoral Norte, Francisco Israel, comprovou que não há débitos por parte da Prefeitura.

“Precisamos conversar é com a empresa. Sentimos do prefeito o máximo de ajuda, e realmente vimos a grande preocupação dele com os trabalhadores”, admitiu.

Após a comprovação do pagamento, o sindicato e os funcionários, se comprometeram a retornar com a prestação do serviço às 16h. Importante ressaltar que o serviço de transporte escolar não foi prejudicado nesta quarta-feira.

Segundo os funcionários da Ecobus, a empresa atrasou o pagamento de salário e benefícios. Os funcionários relataram atrasos constantes, falta de pagamento de motoristas, por cobrar e dirigir, e temem atrasos futuros. Segundo os trabalhadores, a empresa também comunicou o parcelamento do 13º salário.