Cidades São Sebastião

Nadador morre quando se aquecia para disputar prova em Barra do Sahy

Tamoios News

O nadador Leandro Soares Ferreira, de 34 anos, da cidade de Embu das Artes(SP), morreu no domingo(8), em Barra do Sahy, na costa sul, antes de iniciar sua participação na disputa da prova Fuga das Ilhas. Ele foi socorrido, mas morreu por volta das 9h40 do domingo(8).

Segundo a organização, ele teria sofrido um mal súbito e veio a falecer momentos antes da largada da travessia. O atleta entrou na água e deu algumas braçadas para aquecer, quando se sentiu mal. Ele pediu ajuda ao bote de segurança e foi retirado da água.

Ainda no barco Ferreira desmaiou e sofreu convulsões. Os bombeiros que o resgataram seguiram o procedimento de primeiros socorros e fizeram massagem cardíaca para tentar reanimá-lo.

O nadador foi colocado na ambulância e seguiu para o pronto socorro, mas não resistiu e veio a falecer. Ainda não se sabe o motivo da morte do nadador que só deverá ser solucionada após autópsia. A Polícia Civil instaurou  inquérito para apurar a morte do atleta.

Prova  

Mais de 3 mil nadadores participaram da Travessia da Fuga das Ilhas, uma das  mais importantes disputadas em águas abertas na região.

A prova é disputada por nadadores amadores e de alta performance. Eles são levados de escunas até As Ilhas, de onde parte rumo a Praia da Barra do Sahy já no continente. O trajeto tem 2 km percurso e neste ano pela primeira vez tive uma categoria de elite, reservada para nadadores conhecidos e com vasta experiência nas águas abertas.

Resultados

Pódio feminino da Fuga das Ilhas – Foto: Reprodução/Instagram

Na prova masculina a chegada foi eletrizante com os três primeiros colocados disputando a vitória até a última braçada. Melhor para Gabriel Romano que venceu com o tempo total de 22min43s. Gabriel é atleta de piscina da Unisanta e fez sua estreia nas águas abertas. No último Trofeu Brasil ele foi 4º colocado nos 200m costas. Atrás dele dois nomes veteranos nas águas abertas: o vice-campeão Bruno Yamamoto com 22min46s e o terceiro colocado e, Patrick Winkler com 22min50s.

O pódio foi completado por Joir dos Santos na quarta colocação com 23min17s e Wanderley Santos em quinto lugar com 24min26s. Assista abaixo o momento da chegada da prova masculina. Entre as mulheres a grande campeã foi Catarina Ganzeli. A ultramaratonista aquática fez valer seu favoritismo, fazendo uma brilhante prova e nadando muito forte com o tempo de 22min55s, terminando inclusive na quarta colocação geral e bem próxima do trio que chegou na frente na prova masculina.

A vice-campeã geral foi a jovem Vitória Farabulini com 23min42s e Giovanna Menezes terminou em terceiro lugar com 23min58s. Também foram ao pódio das nadadoras Claudia Carrapatoso e Zoe Ximenis, na quarta e quinta posição respectivamente com os tempos de 27min38s e 27min54s.