Cidades São Sebastião

Navio de resgate Cosco Shipping deve deixar São Sebastião no fim de semana

Tamoios News
Navio Chipol Taihu já sobre o submersível Cosco Shipping

O navio Cosco Shipping deve embarcar em direção até Hong Kong, na Ásia, no fim de semana, levando “a bordo” o outro navio chinês, o Chipol Taihu. Segundo a agência Wilson Songs, o navio deve embarcar em direção à Ásia no domingo(24) ou segunda(26).

A operação de resgate do navio, inédita no país, foi realizada nesta quarta(20), no Canal de São Sebastião e durou cerca de 13 horas. A Marinha do Brasil acompanhou a operação, através da Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião.

O Chipol Taihu, de 188 metros de comprimento por 28 de largura, que tinha sofrido uma avaria em sua casa de máquinas no Rio Grande do Sul, foi rebocado até  Canal de São Sebastião, onde foi colocado em cima do outro navio.

Nesta quinta e sexta, serão efetuados os trabalhos de escoramento, amarração e fixação da embarcação para garantir maior segurança de navegabilidade de São Sebastião até Hong Kong. Todos os tramites da operação foram viabilizadas pela agência Wilson Songs.

A operação está sendo feita na costa sebastianense, próximo a Ilhabela, em local de grande profundidade, . O navio submersível chinês Cosco Shipping, especializado em transporte de grandes cargas, como plataformas marítimas e submarinos, submergiu cerca de 27 metros para poder “carregar” o navio  Chipol Taihu.

Cosco Shipping submergiu cerca de 27 metros para receber o navio avariado

O navio de cargas avariado será levado pelo Cosco Shipping até Hong Kong, onde fica o estaleiro da empresa dona da embarcação, para as devidas manutenções.

O navio submersível tem 299,9 metros de comprimento por 48,2 metros de largura. É uma embarcação especializada no transportes de cargas pesadas como plataformas submarinas, submarinos e navios.

Os custos da operação não foram divulgados. Segundo especialistas, levar o navio avariado em cima do outro até a China é mais seguro e mais econômico.