Cidades Turismo

Navios de cruzeiros garantem movimento turístico no Litoral Norte

A temporada de verão já terminou, mas os navios de cruzeiros continuam garantindo movimento turístico nas cidades do Litoral Norte.

Neste sábado, Ubatuba recebe seu último navio na temporada 2019/2020. O navio fantasia chega à cidade trazendo a bordo 3.900 turistas.

Na atual temporada, Ubatuba recebeu três navios de cruzeiros. A presença dos turistas movimenta o comércio, principalmente, restaurantes, bares e lojas. O cruzeiristas também visitam o Aquário de Ubatuba e a sede do Tamar.

Potiguara do Lago, secretário de Turismo de Ubatuba, pretende intensificar os contatos com as empresas operadoras para tentar aumentar o número de escalas de navios de cruzeiros não município.

MSC Fantasia terá escalas em Ubatuba e Ilhabela neste fim de semana

Ilhabela terá ainda nove escalas até o final da temporada de cruzeiros em abril. O arquipélago já recebeu 43 navios na atual temporada. Segundo a prefeitura cerca de 215 mil turistas já passou pela ilha entre dezembro e fevereiro.

 

No próximo dia 13, Ilhabela receberá escala dupla, das companhias Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros. A expectativa do município é receber perto de 240 mil passageiros até o final da temporada.

 

Segundos cálculos da prefeitura, até o final da temporada de cruzeiros em abril, Ilhabela deverá faturar R$ 140 milhões, o dobro do total arrecadado na temporada anterior. 2018/2019.

 

Ainda, segundo a prefeitura, cada passageiro gasta em média cerca de R$ 580,00 nos comércios, bares e restaurantes da ilha.

 

“A cada navio que chega, temos uma base de quatro mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, circulando em nossa cidade, conhecendo nossas belezas, apreciando nossas praias e movimentando o comércio local de produtos e serviços, gerando emprego e renda no município”, declara a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

 

“Além dos passeios já tradicionais, neste ano inserimos a venda do Tour Histórico, feito pelos monitores e guias que formamos em outubro (Vila, Fazenda Engenho D’água e Fazenda Engenho da Toca) e a locação de bicicletas de empresas locais, já que nossa ciclovia é linda”, conta a secretária de Turismo, Bianca Colepicolo.

 

A secretária cita mais novidades. “Também unimos os artesãos cadastrados na Vila em um espaço amplo e iluminado, onde ocorrerá o desembarque de jipes e vans. Essa nossa ‘Vila do Artesanato’ proporciona aos artesãos que passam o ano todo trabalhando, sejam prestigiados e vendam mais, inibindo clandestinos que só aparecem na temporada. Nosso foco com todas essas ações é gerar mais renda para o cidadão ilhabelense”, completa Bianca Colepicolo.

error: Alerta: Conteúdo protegido!