Cidades Ilhabela

Observatório de Turismo do Litoral Norte será lançado oficialmente em Ilhabela

Tamoios News

O Circuito Litoral Norte, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, vai participar, entre 6 e 8 de dezembro, do Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho.

Durante o evento, que ocorre na Praça Coronel Julião, em Ilhabela, o Consórcio Turístico vai realizar o lançamento oficial do Observatório de Turismo do Litoral Norte, além de fazer uma apresentação sobre a importância da regionalização do turismo.

A ferramenta de gestão e planejamento vai integrar o núcleo de pesquisas do Circuito, fornecendo dados para análise do comportamento do setor e aprimoramento de seu desenvolvimento. Entre as informações reunidas no Observatório estão: o mapa do turismo na região, estimativas de demanda turística, movimento nas rodovias e rodoviárias regionais, número de empregos gerados pelo segmento, evolução das taxas de ocupação dos meios de hospedagem, além de estudos, planos e projetos especiais.

“É um grande prazer receber um evento dessa importância com grandes novidades como o lançamento do Primeiro Observatório de Turismo do Litoral Norte. Esse compromisso de profissionalização na gestão do Turismo Regional, por meio do Consórcio, já está gerando resultados diretos e fomentando bons negócios para todos os Municípios de forma integrada. Temos ainda grandes ações previstas para esse ano como famtour junto ao Estado, lançamento de plataforma digital para geração de negócios regionais, capacitações e muito mais”, diz o presidente do consórcio, Felipe Augusto.

De acordo com o secretário Executivo do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, é muito importante, para o Consórcio, fazer o lançamento do Primeiro Observatório de Turismo do Litoral Norte neste evento, que fala sobre um dos principais atrativos turísticos da região. “É bastante relevante, pois vamos disponibilizar informações técnicas, padronizadas e atualizadas mensalmente para ajudar ao trade e gestão pública para tomar decisões e planejar melhor seus negócio. Temos que ser facilitadores no negócio de turismo, pois quem faz o setor acontecer é o trade junto dos comerciantes locais”, afirma.

Sobre o Festival

O Litoral Norte paulista tem alguns dos destinos mais procurados por mergulhadores do Brasil e do mundo. Isso graças às suas riquezas da fauna e flora marinha, como tartarugas, corais e diversas espécies de peixes, assim como navios naufragados repletos de história.

Para atender cada vez melhor esse público visitante, a Prefeitura de Ilhabela e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão promovendo o Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho. O evento contará com intensa programação de turismo náutico e mergulho sustentável, tendo o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes como atrativo âncora.

As atrações e atividades do festival são abertas ao público e contam com programação tanto para mergulhadores de primeira viagem, quanto os mais experientes. Além disso, haverá estandes de empresas relacionadas ao mergulho, de cursos, equipamentos, do ramo náutico e esportivo, operadoras de turismo, órgãos públicos, ONGs, entre outras, assim como seminários e discussões sobre o tema e educação ambiental, exposição fotográfica e shows. Um dos pontos altos da programação são as visitas ao Refúgio de Alcatrazes.