Cidades Ilhabela

Passarela que leva até a Praia de Castelhanos está em péssimas condições

Tamoios News

A Praia de Castelhanos é uma das mais visitadas em Ilhabela. Para chegar até a praia os visitantes precisam passar por uma passarela de madeira, que está em estado deplorável e oferece grande risco aos moradores e turistas.

A passarela é muito utilizada pelos moradores, principalmente nas altas do rio, quando são impedidos de atravessar. Além disso, também se tornou um dos atrativos turísticos do local. A estrutura de madeira precisa urgentemente de reforma, pois além do risco que oferece aos usuários, pode cair a qualquer momento.

O vereador Luiz Paladino (PSB) que cobra providências por parte da prefeitura, desde abril deste ano, esteve vistoriando a estrutura recentemente e constatou que nada foi feito pela prefeitura até agora.

Paladino alega, que a prefeitura ficou de fazer a manutenção no local em julho, o que segundo ele, nada foi feito. “ Às vésperas da temporada de verão, a passarela continua oferecendo riscos para moradores e turistas”, afirma.

Paladino explica que a passarela apresenta madeiras soltas e pilares danificados, colocando em risco as pessoas que por ali passam. A estrutura é mantida por uma madeira apoiada em uma pedra.

“Está faltando tábua, guarda-corpo e tem muita gente passando pelo local. Está perigoso. Vou cobrar o Executivo para que essa manutenção seja feita urgente, não dá pra ficar do jeito que está”, comentou.

Solicitamos informações à Prefeitura de Ilhabela. Segundo a prefeitura, as Secretarias de Serviços Urbanos e Planejamento Urbano, Obras e Habitação informaram que na sexta-feira (8) a equipe da pasta de Serviços Urbanos realizou um trabalho de manutenção provisória melhorando as condições de uso. Segundo a prefeitura, perfis metálicos foram encomendados, com a chegada do material a ponte será reforçada.

Praia é uma das mais lindas do país

A Praia de Castelhanos é considerada uma das mais belas do Brasil, o acesso é feito pelo mar ou por uma estrada de 15 quilômetros que corta o parque estadual de Ilhabela. Apenas veículos 4×4 devem percorrer a estrada, que em dias de chuva, fica muito complicada.

Uma comunidade de caiçaras, que vive no local, mantém quiosques e bares para atender os visitantes. Eles também atuam como guias para visitas às praias Mansa, Figueira e Vermelha e à cachoeira do Gato, uma atração a parte de Castelhanos.