Cidades Ilhabela

Prefeita Gracinha é vítima de ofensas racistas em Ilhabela

Tamoios News

A prefeita de Ilhabela, Gracinha foi vítima de ataques racistas em sua cidade. Os ataques ocorreram nas redes sociais. Gracinha levou o caso ao conhecimento das autoridades. Ela é a primeira prefeita negra de Ilhabela e a única mulher a ocupar o cargo, atualmente, no Litoral Norte

Por Salim Burihan

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, foi vítima de ataques racistas através das redes sociais.

Gracinha teria sido chamada de negra, de possuir cabelo ruim, entre outras ofensas. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil de Ilhabela.

Os responsáveis pelos ataques feitos à prefeita seriam uma mulher, L.Z e um homem, L.C, ambos de Ilhabela. Os dois poderão ser denunciados por injúria, difamação e racismo.

A prefeita prestou depoimento nesta segunda na Delegacia da Ilha. Ela foi ouvida pelo delegado José Vinciprova Sobrinho. As pessoas responsáveis pelos ataques racistas já teriam sido intimidadas e devem ser ouvidas pela polícia nos próximos dias.

Assim que for concluído o inquérito na Polícia Civil, o caso será encaminhado ao Ministério Público de Ilhabela, que poderá ou não denunciar à justiça, os responsáveis pelas  ofensas racistas feitas contra a prefeita.

A prefeita Gracinha disse que é negra e tem orgulho de sua cor e do cabelo que tem. “Não tenho vergonha de ser negra e do cabelo que tenho. Tenho orgulho. Fico triste com tudo isso”, lamentou

Segundo Gracinha, trata-se de um ataque pessoal, contra a sua pessoa, por isso, estaria tomando as providências cabíveis. “Não posso aceitar esse tipo de ofensa. É pessoal”, disse.

Ela disse que tomou as devidas providências também em defesa de sua família. “Foi um ataque publico, através das redes sociais que atingiram meus filhos e meus netos. Fiquei muito magoada e ofendida. É triste saber que ainda hoje existem pessoas racistas”, alegou.

A prefeita falou ainda que o que vale não é a cor ou o tipo de cabelo e sim o respeito, a dignidade, a honestidade  e o compromisso com a causa pública. “Vou acionar meus advogados e tomar as providências cabíveis para que isso nunca mais se repita. Não dá mais para aceitar esse tipo de ofensa, o racismo, o preconceito…”, comentou.

Gracinha disse ainda que aceita reclamações e questionamentos sobre a sua gestão, através das redes sociais. Isto, segundo ela, faz parte da democracia, mas lamenta os ataques pessoais.  A prefeita já denunciou várias pessoas por ataques pessoais, mas este último, segundo ela, teria sido o primeiro com motivação racista sofrido por ela.

Gracinha

Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, de 58 anos, é a primeira prefeita negra de Ilhabela e a segunda mulher a ocupar a prefeitura da cidade. É a única prefeita em exercício no Litoral Norte.

Gracinha é natural da cidade de Uruçuca, na Bahia, mas vive há 45 anos em Ilhabela. É casada, têm três filhos e nove netos. Gracinha sempre foi ligada as causas comunitárias de Ilhabela, como Pastoral da Criança, entre outras.

Na política foi eleita vereadora em três mandatos, 1996, 200 e 2012. Foi também presidente da Câmara da Ilha, em 2012.

Em 2016, foi vice-prefeita na chapa de Márcio Tenório, eleito prefeito. Gracinha assumiu a prefeitura em maio do ano passado, quando Tenório foi cassado pela Câmara de Vereadores.