Cidades Coronavírus

Prefeitos cobram do Estado a abertura do Hospital Regional para atendimento ao Coronavírus

Tamoios News

Hospital Regional está concluído, mas ainda não foi inaugurado. OSS finaliza contratação de profissionais. Litoral Norte tem 14 casos suspeitos de Coronavírus

Os prefeitos do Litoral Norte, Gracinha Ferreira, de Ilhabela e Felipe Augusto, de São Sebastião, estão solicitando ao governo estadual a inauguração do Hospital Regional de Caraguatatuba, que possuí 40 leitos, para atender possíveis casos de Coronavírus na região.

O hospital que deveria ser inaugurado este mês, ainda não foi inaugurado o que deve ocorrer apenas a partir de abril. A OSS(Organização Social de Saúde) Instituto Sócrates Guanes, que administra a unidade ainda finaliza as contratações dos profissionais que irão trabalhar no hospital

“Tomamos a decisão de solicitar ao Governo do Estado a inauguração dos 40 leitos de UTI do Hospital Regional do Litoral Norte, construído em Caraguatatuba, para atender possíveis casos de Coronavirus. É um hospital muito importante para o atendimento da população da nossa região”, comentou a prefeita Gracinha.

A prefeita disse que todos estão preocupados com a pandemia. “Temos três casos suspeitos na cidade. Já adotamos medidas para enfrentamento ao COVID-19. A situação epidemiológica da doença em Ilhabela tem sido avaliada dia a dia e caso haja alteração negativa, outras medidas poderão ser adotadas, sempre respeitando os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde e as orientações da Organização Mundial de Saúde”, afirmou Gracinha.

O prefeito de São Sebastião ao informar ontem, domingo) o  cancelamento das atividades em homenagem aos 384 anos de sua cidade, que se comemora nesta segunda(16), também comentou que iria solicitar ao governador João Doria a abertura do Hospital Regional para dar apoio as cidades da região, caso o Coronavírus chegue e se espalhe por aqui.

Em janeiro, prefeitos e autoridades da região foram informados por representantes do governo do Estado e da Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Sócrates Guanaes, que gerenciará a unidade hospitalar, que o novo hospital entraria em funcionamento em março, uma vez que a obra está concluída e os equipamentos sendo comprados e os funcionários contratados por processo seletivo pela OSS. Por enquanto, o Hospital permanece ainda fechado.

HR

A assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde informou nesta segunda(16)que ainda não possui informações de quando o Hospital Regional será inaugurado. As obras do Hospital Regional foram iniciadas em 2016 com previsão de conclusão em 2018. A inauguração do estabelecimento foi prorrogada por três vezes. A última informação pé de que o hospital seria aberto em março deste ano, logo após a finalização das contratações dos profissionais que irão trabalhar no local. Foram investidos R$ 188 milhões do BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento) na obra. O hospital tem 210 leitos, sendo 40 para UTI, 20 para observação e 16 para hospital dia. O Estado ainda não se manifestou sobre a solicitação feita pelos prefeitos.