Caraguatatuba Cidades

Prefeitura de Caraguá e EDP encerram curso de Gestão Energética Municipal

Tamoios News
Oito servidores municipais da Prefeitura de Caraguatatuba receberam na manhã desta quarta-feira (15/01), certificados de conclusão do curso de Gestão Energética Municipal (GEM), promovido em parceria com a EDP São Paulo. A cerimônia de formatura ocorreu no auditório do Núcleo Social, do bairro Morro do Algodão.

A capacitação é uma iniciativa da concessionária de energia EDP São Paulo ofertada ao município, com metodologia desenvolvida pelo PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica da Eletrobrás.

O objetivo foi criar um grupo multiplicador, com foco na elaboração de programas de eficiência energética e mudança de hábitos, além de um planejamento para o uso eficiente da energia elétrica nos prédios públicos.

O coordenador adjunto do grupo, Douglas Santos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), explicou que desde o encerramento do curso, os membros já tem se reunido para elaboração de projetos. “A ideia é economizar R$ 3,5 milhões até 2022, no consumo de energia”, acrescentou o formando.

#PraCegoVer: pessoas sentadas de costas em cadeiras de plástico brancas assistindo palestra do instrutor, que está na frente em pé, falando ao microfone. (Foto: Divulgação/PMC)

O analista de eficiência energética da EDP, Eduardo Regis Rodrigues, destacou o grupo de Caraguatatuba como o mais atuante das demais cidades. “A todo momento os servidores discutiam, perguntavam, mostravam bastante interesse no projeto. Se todo o planejamento for seguido, a cidade terá uma ótima economia”, disse Eduardo.

Presente na cerimônia, o vice-prefeito Campos Junior, ressaltou a preocupação do município em trazer melhores práticas na construção de melhores políticas públicas. “O dia de hoje é uma das etapas para que algo de fato aconteça no futuro. E só é possível ter um governo humano, moderno e eficiente, tendo um cuidado com os bastidores, neste caso, capacitando servidores preocupados com o tema”.

“Parabéns pela dedicação dos servidores escolhidos. Economizar energia é diminuir o trabalho nas usinas hidrelétricas e logo, o impacto ambiental. Bom trabalho a todos”, finalizou o vice-prefeito.

Ao final do evento, o instrutor Luiz Felipe Lacerda Pacheco, engenheiro eletricista e especialista em iluminação, eficiência energética e finanças, apresentou alguns tópicos abordados em aula e parabenizou Caraguatatuba por ser a primeira cidade do Brasil, com 100% de iluminação pública em LED.

Conteúdo programático – A capacitação foi ministrada pela Eco-Power Soluções Tecnológicas Ltda., dividida em cinco módulos de 4h de teoria e mais 20 horas de prática.

As aulas envolveram estruturação da Unidade de Gestão Energética – UGEM, capacitação, conhecimento, organização dos dados, gerenciamento e planejamento de consumo e elaboração do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGE, além de vistorias em prédios públicos

Também participaram da cerimônia, os secretários municipais, Wilber Cardozo (Urbanismo) e Agnaldo Beghini (Administração); o analista de Poder Público da EDP, Rafael Papaleo; a diretora geral do Instituto Federal de São Paulo, Tania Focesi; e os representantes da ETEC de Caraguatatuba, Fabricio Anselmo e Leonardo Prates.