Caraguatatuba Cidades

Mais de 500 toneladas de lixo foram coletadas em Caraguá na virada do ano

Tamoios News

Somente no 1º de janeiro de 2020, 558 mil quilos de resíduos foram recolhidos em praias, praças e casas da cidade de Caraguatatuba.

Após a virada do ano foi impressionante o acumulo de lixo visto nas praias, praças e avenidas. A prefeitura montou um esquema muito especial para manter a cidade e as praias limpas ainda na manhã do dia 1º.

Avenida da praia, muito lixo deixado pelas pessoas que foram curtir a virada do ano na praia do centro

No total, mais de 2 mil toneladas de resíduos como plástico, lixo orgânico, bitucas de cigarro, microlixo, entre outros, foram recolhidas no período de sete dias (de 25 de dezembro de 2019 a 1º de janeiro de 2020).

Para recolher todo o resíduo a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), planejou operações especiais de limpeza em toda a cidade. Até mesmo nos Feriados de Ano Novo e Natal, os funcionários começaram os serviços às 5h da manhã.

As operações são levadas aos 39 quilômetros de praias da cidade e às principais praças e vias públicas.

Houve também reforços no maquinário e no efetivo de funcionários com apoio da empresa terceirizada Pioneira. Retroescavadeiras, seis caminhões trucados e mais de 70 funcionários trabalhando todos os dias reforçaram as equipes da Sesep.

Segundo informações da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), em baixa temporada a quantidade de resíduos mensalmente na cidade é de aproximadamente 3,5 mil toneladas, porém de dezembro a fevereiro essa quantidade triplica chegando a mais de 10 mil toneladas por mês.

Pensando no lixo domiciliar, a coleta de lixo e coleta seletiva são intensificadas e mais horários de coleta foram incluídas no cronograma para a alta temporada (saiba mais clicando aqui). Além do reforço de 10 caminhões coletores de lixo e um caminhão para coleta hospitalar. (saiba mais clicando aqui).

Ilhabela

Em Ilhabela, cerca de 150 pessoas, divididas em quatro equipes fizeram a limpeza de seis praias. Foram retiradas em torno de 9 toneladas de lixo nas seis praias onde ocorrem os shows da virada, Praia Grande, Portinho, Perequê, Vila e Pedra do Sino, Veloso e ruas próximas, das 5h às 9h do dia 1º/1.

A limpeza ocorreu manualmente e com ajuda de cinco caminhões e duas máquinas. Entre os mais encontrados, estavam garrafas de bebidas de diversos materiais.