Caraguatatuba Cidades

Prefeitura de Caraguá retoma vacinação contra a gripe nesta quinta-feira(26)

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que retomará a vacinação contra a gripe, nesta quinta-feira (26). As doses serão aplicadas somente em domicílio, com o objetivo de evitar aglomeração e deslocamento do público-alvo, os idosos.

Na 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início na segunda-feira (23), Caraguatatuba recebeu apenas 4.900 doses que se esgotaram em menos de três horas.

A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, e a coordenadora da Atenção Básica, Amélia Maria Ferreira, explicaram que as equipes de saúde da família das 11 Unidades Básicas de Saúde estarão realizando, de casa em casa, a vacinação dos idosos.

“Faremos um cronograma para atender a todos, nesta e na próxima semana. Fiquem tranquilos. Vocês receberão a visita de uma equipe em suas casas”, afirmou Amélia.

Sobre os idosos que não têm cadastro em uma das UBS do município, a secretária adjunta esclareceu que essas pessoas ou responsáveis devem ligar para a unidade do bairro onde moram e efetuar a inscrição.

Sobre os profissionais de Saúde que também devem ser vacinados nessa 1ª fase, a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, disse que cada um também receberá a vacina na unidade em que trabalha ou do bairro onde reside.

Essa vacina é composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil.

Calendário

A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou segunda-feira (23) e se estende até o dia 15 de abril. É voltada, especificamente, para idosos e trabalhadores da saúde. Para evitar o contato de crianças e idosos neste período, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina.

2ª fase da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

última fase, que começa no dia 9 de maio e priorizará crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.