Cidades Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela prorroga prazo para pagamento da parcela única do IPTU

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Gestão Financeira, prorrogou, na tarde dessa terça-feira (17), o prazo da parcela única do IPTU 2020.

A medida integra as ações de prevenção ao novo coronavírus. “A parcela única com desconto venceu hoje, mas muitas pessoas não conseguiram efetuar esse pagamento, devido as medidas preventivas do novo coronavírus. Muitos contribuintes são idosos, que não tem familiaridade com os dispositivos eletrônicos ou com aplicativos e realizam o pagamento de suas contas diretamente nas agências bancárias, locais com grande circulação de pessoas, que devem ser evitados neste período”, declarou a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

A emissão da segunda via atualizada com vencimento para 30 de abril poderá ser solicitada por e-mail. “Para evitar aglomerações os contribuintes podem enviar um e-mail para receita@ilhabela.sp.gov.br. Para quem não tem acesso à internet o boleto pode ser emitido na Prefeitura Municipal”, explicou o secretário da pasta, Fernando Cresio da Silva.

O vencimento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020, venceu em 17 de fevereiro. O reajuste do imposto é de acordo com a variação do IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado) no período de setembro de 2018 a agosto de 2019.

Foram enviados um total de 14.461 carnês. O pagamento a vista, com desconto de 15% pode ser realizado até o 30 de abril.

Como a base de cálculo para a cobrança do imposto é oriunda do valor do imóvel, a Prefeitura enviou, em setembro de 2017, um projeto de Lei à Câmara Municipal para oficializar o ajuste da Planta Genérica de Valores, sendo aprovado a fixação do valor do metro quadrado igual ao aplicado em 2017.

Os contribuintes que não contam com a entrega dos Correios, deverão entrar em contato com a Prefeitura, através do telefone 12-3896 9200.