Cidades São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião faz cadastro de doadores de sangue

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), segue com a campanha de cadastro de pessoas interessadas em doar sangue no município. Os doadores são levados gratuitamente ao Núcleo de Hemoterapia de Taubaté – principal fornecedor de sangue de São Sebastião – para doação voluntária de sangue.

A moradora de Boiçucanga, Elenice Góes Cardoso, contou sobre a experiência de se tornar doadora. “Eu sempre quis doar sangue, esta foi a minha primeira vez e foi maravilhoso, além de me trazer a sensação de dever cumprido, porque como cidadãos temos que ajudar o próximo, estamos aqui para isso. Para planos futuros eu pretendo ser doadora de medula óssea”, disse.

A iniciativa, que teve início em agosto, já cadastrou cerca de 100 pessoas, deste total, pelo menos 40 foram levadas para Taubaté. Para participar da campanha, basta procurar qualquer uma das unidades básicas saúde do município e realizar um cadastro. O procedimento também pode ser feito pelo telefone da Secretaria de Saúde: (12) 3891-3409.

Por que doar?
Doar sangue é um ato altruísta, de solidariedade e 100% voluntário. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência; realização de cirurgias de grande porte; e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.

Requisitos para doação de sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • Pesar no mínimo 50 Kg;
  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte e CNH).
error: Alerta: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: