Cidades Ilhabela

Prefeitura suspende Programa Carona Legal por 15 dias

Tamoios News
Foto: Arquivo Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informou, nesta terça-feira (24), que está suspenso o Programa Carona Legal, por 15 dias prorrogáveis, ou não, a depender das circunstâncias. A medida se deve para prevenção e segurança quanto a pandemia do novo coronavírus.

Segundo a portaria 016/2020, fica interrompido o recebimento de resíduos de poda de particulares, pelo período de 15 dias. A medida está em vigor desde segunda-feira, 23.

O “Programa Carona Legal”, criado pela Prefeitura, se transformou em solução para o histórico problema do esvaziamento do Aterro Municipal e mais uma opção para a geração de emprego, renda e valorização da mão de obra local. Somente em uma área localizada ao lado do Campo do Galera, no bairro Água Branca, foram retiradas nove mil toneladas de resíduos de podas em menos de um mês logo após a criação do programa.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o arquipélago produz aproximadamente 3000 a 4000 toneladas, por mês, de RCC (Resíduo de Construção Civil); 1600 toneladas/mês de poda e 1200 toneladas/mês de lixo úmido (orgânico), que na alta temporada chega a 1900 toneladas.