Caraguatatuba Cidades

Prefeitura terá dez postos de vacinação contra Influenza

Tamoios News

A partir desta segunda-feira (23), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1).

Por determinação do Governo do Estado, os primeiros a receberem a imunização são os idosos (pessoas com mais de 60 anos) e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

A decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao novo coronavírus, precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus.

Ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe), essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus. A imunização dos trabalhadores de saúde é devido ao risco de entrarem em contato com ambos os vírus e, por poderem transmiti-los a pessoas que já estão fragilizadas em ambientes hospitalares.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que a aplicação da vacina será realizada a partir de segunda-feira (23/03), das 8h às 16h, em unidades escolares que estarão fechadas para aulas.

A Secretaria de Saúde informa também que vai montar um esquema, em caso de necessidade, para aplicar a vacina na casa de idosos acamados e com dificuldades de locomoção. Para esses casos, os pacientes ou familiares responsáveis devem entrar em contato por telefone com sua UBS de referência e conversar com o profissional de enfermagem responsável ou com os Agentes Comunitários de Saúde.

Confira os locais de vacinação:

CEI / EMEI Profª Célia Rocha LoboEndereço: Rua Benedito Jacinto do Prado, 100 – Perequê-Mirim.
EMEF Prof. Euclydes Ferreira – CIDE SulEndereço: Av. José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 165 – Perequê Mirim.
Escola Estadual Avelino FerreiraAv. José Herculano, 6605 – Porto Novo.
UBS Morro do AlgodãoAv. Geraldo Lopes, 27 – Morro do Algodão.
EMEI / EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos SantosRua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.
EMEF Prof. Jorge PassosRua Oziel Egídio de Farias, s/nº – Jaraguazinho.
CIASE – SumaréAvenida Siqueira Campos, 705 Sumaré.
EMEF Prof. Luiz Silvar Do Prado – CIDE Casa BrancaRua José Pedro de Oliveira Barbosa, 805 – Casa Branca.
Centro comunitário do JetubaRua Benedito Jesuíno, nº 699, no Jetuba.
EMEF Profª. Antonia Antunes AroucaRua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.