Cidades Coronavírus

Prefeituras adotam ações preventivas contra o coronavírus em eventos programados para o fim de semana

Tamoios News

Por Salim Burihan

Com sete casos suspeitos de coronavírus, até quinta-feira(12), quatro em Caraguatatuba, dois em São Sebastião e um em Ilhabela, as prefeituras do Litoral Norte adotam medidas preventivas para evitar a propagação da doença em eventos e shows programados para a região no fim de semana.

As medidas mais drásticas até agora, ocorreram em Ilhabela, onde a prefeitura cancelou um dos eventos mais importantes da Ilha, o Festival Conecta, que seria realizado nos dias 28 e 29 deste mês; e, em Ubatuba, onde foram cancelados shows do SESI neste fim de semana na avenida Iperoig.

São Sebastião

Em São Sebastião, segundo a secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo, todas as medidas preventivas serão adotadas nos eventos programados neste fim de semana, entre eles, o 4º Festival Gastronômico Caiçara, que terá início nesta sexta(13) e o show do cantor Daniel, na segunda-feira(16).

O cantor irá se apresentar, às 19 horas, num espaço fora da tenda da Rua da Praia, área mais aberta e ventilada. É esperada a presença de milhares de pessoas no show do cantor.

Daniel irá cantar em área aberta, mais ventilada, devido ao grande número de pessoas que devem comparecer ao show em São Sebastião

A secretária disse ainda que no evento da Rua da Praia que reúne gastronomia e cultura caiçara será feita a distribuídos álcool gel e recomendações na área de alimentação onde estará concentrado 27 estabelecimento, doze deles de restaurantes. Na área e Kids e nos banheiros também haverá álcool gel à disposição. A recomendação é para que as pessoas evitem comprimentos de mão.

Ilhabela

A prefeitura local decidiu reforçar a campanha de prevenção contra o coronavírus no receptivo da Vila onde desembarcam os turistas dos navios. Nesta sexta-feira(13), dois navios atracam na Ilha.

Está sendo feita também uma ação da Vigilância Epidemiológica no terminal da balsa com orientações sobre a doença junto aos turistas que chegam de carro na Ilha.

Outra medida adotada foi o cancelamento do Festival Conecta” nos dias 28 e 29 de março, na Fazenda Engenho D’Água. O evento foi transferido para os dias 19 e 20 de setembro, também em função do coronavírus.

A secretária de Turismo Bianca Colepicolo tranquilizou a população com relação aos navios de cruzeiros. Segundo ela, a CLIA entidade que organiza os cruzeiros tem adotado todas as medidas para evitar o coronavírus nos turistas e nas tripulações dos navios.

Ubatuba

Foram cancelados os shows e programações culturais do SESI na cidade neste fim de semana. A programação gratuita que aconteceria de 12 a 14 de março na praça de Eventos da av. Iperoig com shows do Grupo Revelação e Luara Oliveira e as Comadres devem ser realizados em outra ocasião devido ao coronavírus. Ubatuba não registra nenhum caso suspeito da doença.

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, onde acontece de hoje até domingo(15) o 1º Geek Games Caraguatatuba, onde também é esperado grande público. Um telão vai orientar o público presente sobre como se prevenir contra a doença.

A Prefeitura de Caraguatatuba informou que não há motivos de cancelamento do evento Geek Games neste final de semana porque a cidade não tem casos confirmados para o novo coronavírus.

Como orientação, será veiculado no telão informações sobre forma de prevenção a possíveis contágios. Segundo a prefeitura, é importante salientar que todas as orientações sobre a doença são repassadas pelo Governo do Estado de São Paulo, seguindo as determinações do Ministério da Saúde (Governo Federal).