Cidades Sabesp

Programa da Sabesp executa obras gratuitas para famílias de baixa renda

Tamoios News

288 famílias já aderiram ao programa Se Liga na Rede, por meio do qual a Companhia executa de graça obras para famílias com renda de até 3 salários mínimos

O programa Se Liga na Rede já é uma realidade para a comunidade da região Norte de São Sebastião, e a Sabesp está oferecendo quase 800 conexões de imóveis à rede coletora de esgotos.

Para isso basta que o morador seja o proprietário do imóvel e esteja dentro dos critérios estabelecidos para receber o benefício, entre eles residir nos bairros beneficiados pelo Programa e possuir renda familiar máxima de até 3 salários mínimos. Outro ponto importante é que proprietário/solicitante deve residir no imóvel.

Iniciado na comunidade em julho de 2019, o programa tem prazo de execução de 2 anos e somente na região Norte o trabalho já atingiu 36% dos imóveis que estão na área contemplada.

Para reforçar a importância da conexão dos imóveis à rede de esgotos, a equipe da Sabesp de São Sebastião somou forças junto aos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura numa grande força-tarefa com o objetivo de identificar imóveis que se caracterizam hoje como ligações “factíveis”, ou seja, passíveis de conexão à rede pública.

Conforme explicou o encarregado comercial da Sabesp no município, Tiago Santos Silva, as já começaram e devem continuar sendo realizadas ao longo desse período nos bairros Canto do Mar, Enseada e Jaraguá. “Além da Secretaria de Meio Ambiente, participam também da ação representantes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e da Gerentec, responsável pelo Se Liga na Rede nessa região”, explicou.

Todos os endereços da região Norte serão visitados, inclusive com possibilidade de autuação por parte da Prefeitura. A ideia é aumentar as adesões de proprietários de imóveis ao programa Se Liga na Rede. Durante essa primeira vistoria, outras ações estiveram relacionadas à aprovação da caixa de inspeção e testes de corante pelos fiscais da Sabesp, sempre com foco na preservação do meio ambiente e qualidade de vida da população.

Vale ressaltar que do início do programa até o momento 288 proprietários de imóveis aderiram ao “Se Liga” e 84 ligações já estão concluídas – outras 208 aguardam somente a conexão. Das residências cujas obras já foram concluídas, 35 estão localizadas no Canto do Mar, 29 na Enseada e 20 no Jaraguá.

Benefício

Após a adesão do proprietário ao programa, toda a obra de estruturação interna e de seu imóvel é executada gratuitamente pela Sabesp, que realiza o serviço no período de 10 dias. O resultado é a melhoria da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e a valorização imobiliária.

Como aderir ao Se Liga na Rede

Se você reside nos bairros contemplados com o Programa Se Liga na Rede e seu imóvel ainda não está conectado à rede de esgotos, procure hoje mesmo uma agência de seu município ou solicite uma visita dos agentes cadastradores pelo telefone (12) 3883-5507 e 99746-4924.