Cidades Turismo

Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, abre suas portas ao público para vivência

Tamoios News
RODA DE JONGO, uma dança de roda de origem africana do tipo batuque ou samba, com acompanhamento de tambores, cantigas e umbigada, no Quilombo da Fazenda,

Um programa turístico diferente no litoral norte. No final de semana de 20 a 22 de março uma agência de turismo promete oferecer uma experiência única a viajantes que buscam um turismo consciente e de conhecimento sobre comunidades tradicionais.

Pela segunda vez em 2020, o Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, será palco de uma programação que conectará o público com os saberes ancestrais da cultura quilombola. A viagem é organizada pela Plana.

Realizada em parceria com a gestão do Turismo de Base Comunitária do Quilombo da Fazenda, “a viagem tem por objetivo promover um espaço de aproximação, troca e conexões entre os viajantes e a comunidade local”, destaca Liliane Jacintho, empreendedora social e sócia da Plana.

A Comunidade Remanescente do Quilombo da Fazenda, reconhecida pela Fundação Palmares desde 2005 e atualmente em processo pela titulação do território, é formada por cerca de 50 famílias descendentes de africanos escravizados, que hoje carregam consigo toda herança cultural e histórica, preservando saberes tradicionais que serão compartilhados com os viajantes durante o final de semana.

A Vivência Histórias do Quilombo será a 15ª e a segunda deste ano realizada pela agência de turismo de experiência Plana. “Será uma viagem especial, bem direcionada às histórias do quilombo. O intuito é promover interação entre o viajante e a comunidade a partir do diálogo e estimular a valorização da oralidade na preservação cultural”, ressalta Samanta Mazzolini, empreendedora social e sócia da Plana.

 Programação

Rio que corta quilombo em Ubatuba., Fotos: reprodução Agência Plana

A programação é composta por roda de conversa com um líder da comunidade quilombola, o Seu Zé Pedro, em um momento singular para aprender sobre uma história que não é contada nos livros escolares. Durante a prosa, os participantes poderão ouvir muitos causos e contos, reforçando a importância da valorização da oralidade para a preservação cultural.

Haverá também oficina de produção artesanal de farinha, ocasião para aprender na teoria e na prática todo o processo da produção, desde o plantio da mandioca, passando pelas etapas de produção até a finalização da farinha, tudo isso com o acompanhamento de um morador local.

Como a vivência acontece no meio da Mata Atlântica, na Serra do Mar, uma bela trilha faz parte da programação, com direito a banho de cachoeira ao final! A Trilha do Jatobá é uma excelente oportunidade para apreciar a natureza e aprender sobre a íntima relação de interdependência dos quilombolas e a floresta.

E, claro, na vivência não pode faltar música e dança! Os participantes vão entrar na roda junto com o “Grupo Ô de Casa”, ao som dos tambores do Jongo, uma manifestação cultural tradicional e muito representativa herdada dos ancestrais africanos.

Zé Pedro, um dos ícones do Quilombo da Fazenda

Além das trocas de experiências e sentimentos que permeiam toda a vivência, há também os sabores, já que a alimentação é uma manifestação da cultura, de respeito e de cuidado com o outro. Os viajantes poderão provar deliciosos pratos tradicionais da cultura quilombola e caiçara, tudo incluído no valor da vivência.

Além da inesquecível e transformadora experiência propiciada pela viagem, os participantes estarão contribuindo para o fortalecimento comunitário, o resgate e a valorização da cultura quilombola e a geração de renda sustentável na comunidade.

 

Serviço – Vivência Histórias do Quilombo

 

Data: 20 a 22 de março (chegada sexta à noite e retorno domingo à tarde)

Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba/SP

Inclui: Duas noites de hospedagem coletiva em casa familiar; refeições completas (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar); atividades da programação com monitores locais; e acompanhamento da equipe da Plana.

Reservas e detalhes do programa podem ser obtidos através do link : http://bit.ly/pre-reserva-viv

Programação:

–       Roda de Conversa com S. Zé Pedro

–       Oficina de Farinha Artesanal

–       Apresentação de Jongo

–       Trilha do Jatobá