Cidades Segurança Pública

Reforço policial enviado pelo Estado deixa a região

O reforço policial enviado pelo estado para a temporada de verão e carnaval já deixou a região. Com o fim do reforço, a polícia militar alerta para as pessoas manterem sempre a atenção redobrada.

Entre 27 de dezembro de 2019 e 2 de fevereiro, cerca de mil homens estiveram reforçando o policiamento nas cidades da região.

Foram destinados 214 policiais militares para Caraguatatuba; 204, para São Sebastião; 172, para Ubatuba; e, 44, para Ilhabela.

Após 2 de fevereiro, 50% dos homens permaneceram na região. No carnaval, o policiamento recebeu novo reforço, mas desde ontem, dia 26, todos os policiais enviados pelo estado retornaram as suas cidades de origem.

A temporada foi tranquila. Foram nove mortes, três delas durante o carnaval. Duas delas, ocorreram em Caraguatatuba, um homem foi morto, no bairro do Indaiá, após roubar uma farmácia e trocar tiros com a polícia militar e um homem foi encontrado morto no Morro do Algodão.

A terceira morte foi registrada em Ubatuba, onde um homem foi encontrado morto no Perequê-Açú.  No carnaval do ano passado, nenhuma morte foi registrada na região.

A PM também intensificou o combate ao tráfico de drogas no carnaval. No Jaraguazinho, a PM apreendeu  8.5 quilos de drogas. Foi a maior apreensão realizada durante o carnaval na região do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

O comandante da PM no Vale e Litoral, coronel José Eduardo Stanelis, disse que aos poucos as cidades vão restabelecendo a sua rotina normal. Mas isso não  é  motivo para as pessoas se descuidarem da segurança.

“ Evite transitar por lugares mal iluminados altas horas da noite. Verifique sempre se você trancou sua casa e o seu veiculo. Não  deixe objetos de valor expostos e evite sacar dinheiro a noite, principalmente em caixas eletrônicos em locais isolados”, orientou.

Confira o balanço do Carnaval 2020 divulgado pela Polícia Militar: 

Entre os dias 21 de fevereiro à 25 de fevereiro de 2020, o 20º BPM/I desenvolveu a Operação Carnaval Mais Seguro 2020, em todo Litoral Norte paulista, com a missão de intensificar o policiamento ostensivo nos quatro municípios da faixa costeira do Estado de São Paulo.

Os municípios abrangidos foram: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Ao término da Operação foi verificado uma redução de 54% nos índices de roubo e 16% nos índices de furtos. Foram registrados no período 13 ocorrências de roubo, enquanto que em 2019, durante o período de Carnaval foram registrados 28 ocorrências de roubo; já os registros de furtos ocorridos durante o Carnaval de 2020 foram 90, índice menor que os 107 registrados durante o período do Carnaval de 2019. Foram empregados 1135 policiais militares, entre profissionais que já atuam nas respectivas cidades e os que vieram para reforçar o efetivo, além do apoio do 3º BAEP.