Caraguatatuba Cidades

Reforço policial conta com 36 policiais a mais que a Operação Verão do ano passado

Tamoios News

O reforço enviado pelo Estado na Operação Verão 2019/2020, que será iniciada a partir de amanhã em todas as cidades do Litoral Norte, terá 36 policiais a mais que o efetivo enviado na temporada passada.

A operação terá duas etapas, a primeira de amanhã(24) até o dia 2 de fevereiro; a segunda, do dia 3 de fevereiro até o dia 25 do mesmo mês, com um número menor de policiais. Nos anos anteriores, os policiais do reforço deixavam a região no início de fevereiro.

A região que tem cerca de 400 mil habitantes, entre o final de dezembro e fevereiro, chega a receber 3 milhões de turistas. Um total de 654 policiais chega de São Paulo e região metropolitana para reforçar o policiamento nas cidades do Litoral Norte.

Oficialmente, 1.037 policiais participarão da operação verão, mas 654 policiais vieram da capital e região metropolitana para reforçar o policiamento na região. Os outros 383 policiais compõem o efeito de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.

As quatro cidades terão 175 viaturas nas ruas a partir de amanhã, terça(24), sendo que 92 pertencem ao 20º BPMI, sediado em Caraguatatuba e 83 trazidas da capital e região metropolitana.

São Sebastião é a cidade que terá mais viaturas nas ruas durante a temporada: 56; Caraguá terá 47; Ubatuba, 44; e, Ilhabela, 16.

Efetivo

Em Ubatuba, a operação será desenvolvida por 270 policiais, sendo 181 da própria cidade e 88 do reforço enviado pelo Estado.

Em Caraguá, 330 policiais participarão da operação, sendo 222 da própria cidade e 108 de fora.

São Sebastião terá 256 homens, 161 da cidade e 95 trazidos pelo Estado. Ilhabela contará com 106 policiais, sendo 74 do efetivo local e 32 designados pelo Estado.

O coronel Eduardo Stanellis, comandante do CPMI(Comando de Policiamento do Interior) responsável pelo policiamento nos municípios do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte disse que os policiais atuarão nos centros comerciais, praias, eventos e na fiscalização do trânsito.

O coronel Stanellis disse ainda que o BAEP(Batalhão de Ações Especiais de Polícia) do Vale do Paraíba fará operações especiais nas cidades da região ao longo da temporada.  Serão ações sigilosas em locais de tráfico de drogas.

O lançamento da Operação Verão aconteceu às 11 horas na Praça de Eventos, em Caraguatatuba e contou com as presenças do prefeito Aguilar Júnior, de Caraguá; do presidente da Câmara local, vereador Carlinhos da Farmácia; do comandante do CPMI, coronel José Eduardo Stanelis; do comandante do 20º BPMI, Coronel César Eduardo Ferreira,; do comandante do GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos), capitão João Batista Rapaci; e, do delegado federal Gilberto Antônio de Castro Júnior, entre outras autoridades.

“É importante para moradores e turistas a chegada do reforço. A segurança reforçada garante mais tranquilidade para todos. A prefeitura faz a parte dela, custeando as despesas de alojamento e alimentação. Acredito que teremos um verão bastante tranquilo, apesar da expectativa de que o número de turistas deverá superar o registrado na temporada anterior”, disse o prefeito Aguilar Júnior.