Caraguatatuba Cidades

Replantio na Rodovia dos Tamoios é destaque em encontro internacional

Tamoios News

Concessionária Tamoios participa de evento sobre restauração ecológica organizado pela União Europeia e Nações Unidas. Projeto Tamoios de Plantio foi apresentado como caso de sucesso

 Nos dias 4 e 5 de novembro, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebeu um seminário sobre Perspectivas Integradas de Governança da Restauração de Ecossistemas organizado pela União Europeia e as Nações Unidas. Cerca de 70 pessoas de diferentes nacionalidades estiveram presentes nas apresentações realizadas por organizações brasileiras e internacionais, tais como ONGs, institutos, poder público e setor privado.

As Nações Unidas definiram 2011 a 2020 como a década da Biodiversidade, e como esse período se encerra no ano que vem, reuniões preparatórias – chamadas de Consultas Regionais – foram realizadas no Pacífico/Ásia, Europa e África para definições de novas metas num novo período. Os encontros de novembro estão acontecendo no Brasil.

A Concessionária Tamoios e seu parceiro Corredor Ecológico foram convidados para apresentar o Projeto Tamoios de Plantio como caso de sucesso.

“Esse é um trabalho que está sendo desenvolvido há alguns anos e, já em 2016, foi considerado modelo de restauração para o Estado de São Paulo”, comenta Tatiana Motta, Diretora da ONG Corredor Ecológico. Para Elisabeth Chouraki, coordenadora e mediadora do evento, “o projeto Tamoios mostrou uma perspectiva diferente, já que as equipes presentes não tinham conhecimento do trabalho em rodovias. O projeto revelou uma interessante parceria com a ONG Corredor Ecológico, por meio da capacidade de realização do setor privado”.

O Projeto Tamoios de Plantio já tem 300 mil árvores plantadas no Vale do Paraíba e chegará a 450 mil nesse verão.

Paul Dale, Assessor para Biodiversidade da secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo de SP, destacou que “o projeto de Plantio Tamoios traz uma proposta interessante em termos de abordagem e resultado, com ganhos audaciosos para o Estado de São Paulo “.

 O modelo de administração da concessionaria Tamoios é absolutamente inovador e racional. A convivência e sinergia entre a infraestrutura convencional com a infraestrutura verde é um modelo para ser copiado entre as outras concessionárias do país”, comenta Bruno Mariani da empresa Symbiosis Investimentos, também palestrante do setor privado.

“Estamos contentes com a repercussão internacional dos trabalhos, e apresentar o projeto para esse público foi uma premiação”, completa Marcos Elia, responsável pela área de Comunicação da Tamoios.

O evento segue até o dia 8 de novembro em formato de Convenção de Diversidade Biológica.