Cidades São Sebastião

Revista Rota 55 é lançada em São Sebastião

Por Maria Jaislane

O Litoral Norte ganha uma nova revista que tem como foco fomentar o  ecoturismo e o turismo na região. Trata-se da Revista Rota 55, lançada no último domingo(15), no Espaço Villa Royal, em Cambury, na costa sul de São Sebastião.

O idealizador e dono da Revista Rota 55, Ricardo Augusto, relata sobre a criação do exemplar.  “No mundo todo existem rotas, têm a Rota 66 nos Estados Unidos, a Rota 40 na Argentina, e em uma dessas minhas viagens, eu tive esse incite, “ por que não temos uma rota?”, e assim estabeleci a Rota 55”, contou.

Ricardo Augusto explicou que o objetivo é valorizar o turismo

Segundo Ricardo, a revista irá explorar os atrativos da região, interligada pela SP-55, a Rodovia Rio-Santos. “A linha geográfica da revista é determinada a qualidade do bom atendimento, e pela qualidade do serviço. A ideia é fortalecer esse mercado”, destacou.

De acordo com Ricardo Augusto, explorar o Ecoturismo nos exemplares é de extrema relevância: “Acreditamos que se nós tivermos um Ecoturismo forte na região, vamos perder um pouco da dependência do sol e da praia”, acredita.

A revista Rota 55 foi lançada no domingo(15, no Espaço Villa Royal, em Cambury,

O Roberto Ibraim, proprietário do Hotel Nau Royal e do espaço Villa Royal, que cedeu o local para o lançamento da primeira edição da revista, afirmou que se a revista for disponibilizada na rede hoteleira e nos comércios que fazem parte desse projeto, será muito bom.

“Quem possui casa de veraneio conhece a cidade e os lugares, mas, geralmente o hóspede da rede hoteleira, não.  Muitas vezes, só vão à praia e não desfrutam de nenhum outro local, por falta do conhecimento”, comentou.

“A ideia é deixar na cabeceira da cama dos hóspedes um exemplar, para que dessa forma, possam apreciar e já irem conhecendo as belezas do lugar. Com isso, as pessoas que ainda não conhecem a região, poderão se roteirizar através da revista, e consequentemente usar isso para fazer a economia local girar”, explicou Ibraim.

Os colunistas da revista vão destacar conteúdo local, como as dicas de praias, localização de cachoeiras, de trilhas, de passeios as ilhas, a gastronomia diversificada e o ecoturismo em São Sebastião.

O ambientalista e ex-secretário Adjunto de Meio Ambiente de São Sebastião, Leandro Saadi, em sua coluna, na primeira edição, destaca o PESM – Parque Estadual da Serra do Mar, APA – Área de proteção Ambiental, RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, REVIS – Refúgio da vida Silvestre, ESEC – Estação Ecológica e ARIE – Área de relevante interesse Ecológico.

“Essa primeira coluna foi a respeito da questão do Ecoturismo como ferramenta da fiscalização do meio ambiente. “Muitos pensam que é só abrir uma trilha e desfrutar da beleza da cachoeira, mas, não é bem assim, tem muito mais que isso. Há uma nova lei no programa do Ecoturismo que aborda onde cada trilha é constituída por um decreto, e existe uma série de requisitos para desenvolver uma trilha como oficial, seja a questão de segurança, uso público até a infraestrutura”, relata Leandro Saadi.