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“Risco geológico” vai atrasar duplicação do trecho de serra da Tamoios, diz secretário

Tamoios News

Em entrevista exclusiva concedida nesta quarta(11) ao programa Link Vanguarda, da TV Vanguarda, de São José dos Campos, o secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, abordou questões importantes para o Litoral Norte, entre elas, as obras dos contornos e a travessia de balsa. O secretário esclareceu ainda que devido a um “risco geológico” as obras de duplicação da serra serão concluídas apenas em 2021, um ano após o prazo estipulado pelo Estado

Por Salim Burihan

Em entrevista concedida no início da tarde desta quarta(11), ao Link Vanguarda, programa jornalístico da TV Vanguarda, em São José dos Campos, o secretário de Logística e Transportes João Octaviano Machado Neto informou que as obras de duplicação do trecho de serra da rodovia dos Tamoios serão concluídas apenas em 2021.

Secretário sendo entrevistado pelos jornalistas Elisa Veeck e Rogério Corrêa. Foto: Reprodução TV Vanguarda

A previsão era que a obra seria concluída em 2020. A obra vai atrasar, segundo João Octaviano, devido a um “risco geológico” ocorrido no trecho de serra que requer mais cuidados na execução das obras de duplicação.

O “risco geológico” estaria previsto no contrato firmado entre o estado e a empresa responsável pela obra, segundo o secretário. O prazo de conclusão teria sido revisado devido às condições geológicas (tipo de solo) mais desfavoráveis do que o previsto inicialmente.

O secretário fez questão de esclarecer que o “risco geológico” não ocorreu devido a movimentação ou execução das obras, que segundo ele, utiliza tecnologia moderna o “cable crane”, espécie de um teleférico para transporte aéreo de cargas, que é utilizado na construção de tuneis e viadutos em áreas da mata atlântica, sem que haja danos ao meio ambiente.

 

Em nota encaminhada ao Tamoios News, a secretaria de Logística e Transportes informou que na escavação dos túneis foram identificadas condições geológicas mais desfavoráveis (tipo de solo) do que o previsto inicialmente, o que resultou na revisão do prazo da obra. Segundo a secretaria, esse tipo de ocorrência, chamada de “risco geológico”, é prevista em contrato.

A Concessionária Tamoios, também, em nota encaminhada ao portal, explicou que apenas no trecho de serra foram feitas escavações de 12,8 km túneis. A concessionária informou ainda que a obra de duplicação do trecho de Serra terá seu prazo revisado devido às condições geológicas (tipo de solo) mais desfavoráveis do que o previsto inicialmente.

 

Contornos

Contornos, obras paralisadas em 2018

O secretário falou, também, sobre a situação dos contornos norte e sul, cujas obras orçadas em R$ 1,5 bilhão, está paralisadas desde o ano passado. Em abril deste ano, as construtoras Queiroz Galvão e Serveng Civilsan abandonaram as obras.

Como a Dersa foi extinta, as obras estão sob a responsabilidade da secretaria de Logística e Transportes. Segundo João Octaviano, os estudos encomendados pelo governo sobre o que foi feito e o que falta fazer nos contornos devem ser concluídos em janeiro de 2020.

O secretário disse que após rever a questão contratual, as obras dos contornos deverão ser retomadas ainda no ano que vem e concluídas em 2021.

Com relação as doze famílias que foram removidas de suas casas durante a construção dos contornos e que recebem um aluguel social de R$ 480,00 mensais, o secretário disse que os moradores serão procurados pelo estado para regularizarem suas situações.

Travessia

Outro assunto abordado pelo secretário de Logística e Transportes durante o Link Vanguarda foi sobre a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela.

João Octaviano disse que o processo de privatização em estudos desde o início deste ano deverá ser concluído em 2021.  A travessia, segundo ele, melhorou muito a partir da compra de novos motores e de manutenções periódicas nas embarcações.

A travessia transporta em média 8.500 carros e 4.500 pessoas por dia, segundo informou o secretário. Na temporada de verão o serviço contará com seis balsas e dois catamarãs, exclusivos para a travessia de pedestres.