Cidades Geral

São Sebastião: Banheiros públicos da rua da Praia impressionam pela limpeza e higiene

Tamoios News

Por Simone Rocha

As pessoas que precisam usar um banheiro e estão nas proximidades da rua da Praia, no centro de São Sebastião, surpreendem-se quando entram nos banheiros públicos femininos e masculinos, que ficam próximo da tenda coberta onde acontecem os eventos.

São sete comuns e um de deficiente no feminino; quatro comuns e um de deficiente, mais o mictório no masculino.
Os banheiros já estão instalados no local há um tempo, mas foram reformados e reinaugurados em setembro desse ano e funcionam de segunda a sexta, das 7h às 22h, sábado e domingo, das 9h às 22h (sem evento) e em dias de evento até às 2h da manhã.

A auxiliar administrativa Estefânia Pimentel disse que sempre usa o banheiro e em todas as vezes encontrou o local limpo. “Sempre tem papel higiênico. Pra mim é impecável, até pelo fato de ser um banheiro público!”. Outra usuária do local, Joseane da Silva, que mora em Caraguatatuba e gosta de passear na rua da Praia o banheiro é muito melhor do que muitos banheiros de estabelecimentos comercias.

“Já fui em muitos banheiros de restaurantes, bares e lojas, que são fedidos, sem papel higiênico, com portas que não fecham, sem descarga, enfim, um horror, mas que somos praticamente obrigados a usar, dependendo da nossa situação”, conta. “Aqui, pode até parecer exagero, mas lembra banheiro de shopping, tem espelho, papel higiênico, limpeza, não é fedido, podemos ver que é sempre bem cuidado”, avalia.

Estefânia Pimentel elogiou as condições do banheiro público

A Secretaria de Turismo de São Sebastião informou que dois funcionários trabalham em regime de escala diariamente, tanto no feminino, quanto no masculino, para manter o local abastecido de papel higiênico e limpo. E ainda assim, já houve vandalismo. Furtaram torneiras e danificaram as paredes.

Sobre a instalação de banheiros desse tipo em outros locais da cidade, como em Maresias por exemplo, a prefeitura de São Sebastião informou que tem um estudo para os lugares viáveis para novas instalações. E que além dos banheiros fixos, durante a realização de eventos são instalados banheiros químicos, tanto na rua da Praia, para atender a demanda, como em demais pontos da cidade.