Cidades São Sebastião

São Sebastião: Morro do Abrigo terá Festa de Folia de Reis

Tamoios News

Acontece neste sábado (18), no Morro do Abrigo, em São sebastião, a tradicional Festa da Folia de Reis. O evento inicia às 16h, no Espaço Folia de Reis, e é considerado umas das principais manifestações religiosas, culturais e folclóricas da região.

A programação inicia com a apresentação da passagem dos três arcos, sendo no primeiro arco o anjo anunciando o nascimento do menino Jesus; no segundo arco a representação da virgem Maria, sob ela ficará a festeira e as crianças que representarão os anjos; e o terceiro arco representando o Rei Horodes, sob ele ficará o festeiro com uma espada, tentando impedir a folia de passar, encenando com os mascarados uma luta.

Haverá também o momento da saudação do presépio, a reza do terço e o jantar, finalizando com a passagem da coroa para os próximos festeiros.

De acordo com a organização, a Folia de Reis do Morro do Abrigo é uma tradição de família da cidade de São José do Barreiro, trazida há 56 anos, pelo mestre Mário Cândido, contra mestre Jaime Cândido e seus foliões. Hoje, é representada pelo mestre Jurandir Cândido e seus foliões. Em homenagem ao eterno mestre Mário Cândido, os festeiros deste ano são seus filhos Luiz Henrique Cândido de Oliveira e Lindalva Silva de Oliveira.

A Folia de Reis é uma tradição religiosa e tem o intuito de comemorar a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, levando com eles os presentes de ouro, incenso e mirra. O principal símbolo é a bandeira, pois possui uma aura de sacralidade, estabelecendo relação entre as pessoas e os Santos.

A festividade conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass).

 

Serviço:

Dia 18/01

Festa da Folia de Reis do Morro do Abrigo

Local: Av. Bernardo Cardim Neto, 850, bairro Morro do Abrigo – Espaço Folia de Reis

Horário: 16h

Entrada gratuita