Caraguatatuba Cidades

“Semana da Arte Contra a Barbárie” acontece em Caraguá nesta sexta(14)

Tamoios News

A Praça do Caiçara, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (14), a partir das 11h30, a 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie. O evento é gratuito e aberto ao público.

A Semana da Arte Contra a Barbárie é um movimento realizado em diversas cidades do País com a intenção de promover a liberdade de expressão e os direitos humanos, combatendo todo e qualquer tipo de repressão.

Em Caraguatatuba, o projeto está sendo coordenado pela professora de Artes Carla Terra, que também é membro do Fórum de Cultura do Litoral Norte.

Ela conta que a ideia de participar da causa veio a partir de um trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos com o apoio dos professores Ricardo Catarina e Carlos Nery sobre a Semana da Arte Moderna – que ocorreu em São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 – e que coincide com o ato da Semana da Arte Contra a Barbárie.

“A sala de aula se tornou pequena para este projeto tão importante e então decidimos expandir até alcançar outras pessoas que também quisessem abraçar a causa”, contou.

Durante o evento será gravado o “Samba do Artigo Quinto”, com letra de Newton Moreno e música de Fernanda Maia, que fala sobre a liberdade através da arte.

Ao longo do encontro também haverá um recital de poemas e pinturas feitas pelos alunos, além de performances teatrais, oficinas gratuitas, apresentações de danças folclóricas e projeções artísticas nas paredes do museu.

A Semana da Arte Contra a Barbárie tem o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

Confira a programação

15h – Oficinas de Encadernação Artesanal e faixas e cartazes

15h30 – Performance com Hannah Ferreira – “Deu um nó”

16h – Gravação do “Samba do Artigo Quinto”

17h – Performance “Intertexto”

18h – Ato “Peço castigo” – Poema de Pablo Neruda

19h – Maracatu Odé da Mata

19h40 – Projeções com Cineclube Sambaqui