Cidades São Sebastião

Cresce a ocupação hoteleira na região

Tamoios News

Em Caraguá, segundo a Associação Comercial, a taxa de ocupação foi de 85,6% no fim de semana passado

Um levantamento realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), apontou que houve um crescimento na taxa de ocupação em hotéis e pousadas de Costa Sul à Norte do município, comparada ao ano de 2018.

De acordo com a pesquisa, no primeiro semestre de 2018, a taxa de ocupação atingiu o índice de 49,56%, enquanto no primeiro semestre de 2019, a média registrada foi de 55,84%.

Analisando os números do mês de outubro de cada ano, é possível visualizar também uma significativa elevação na taxa de ocupação. Na primeira quinzena de outubro de 2019, a média foi de 75,76%, sendo um percentual maior do que a média geral do mesmo mês em 2018, quando o índice foi de 59%. A Costa Norte foi a região que obteve maior índice no mês, totalizando 89,13%; na sequência a Costa Sul, com 69,6% e a região Central, com 68,55% de ocupação.

Ainda segundo a SETUR, as pesquisas indicam que foram identificadas mais de 20 nacionalidades se hospedando e conhecendo o destino São Sebastião, dentre elas estão os americanos, chilenos, argentinos, bolivianos e italianos.

Em aproximadamente três anos, a gestão segue investindo fortemente na pasta, participando de mais de 30 feiras e eventos de turismo no Brasil e no exterior, chamando a atenção principalmente da imprensa internacional. Somente no terceiro trimestre deste ano, foram mais de 10 feiras.

Além disso, são realizados eventos e atividades durante todo o ano, que fomentam e aquecem o turismo no município, tanto na época de alta temporada, quanto no período de baixa temporada.

Caraguá

Um levantamento feito pela ACE(Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba) mostrou que a cidade teve 85,6% dos leitos ocupados no fim de semana passado. O levantamento que é feito toda semana, mostrou que a ocupação foi maior em hotéis e pousadas da região norte, cujo índice foi de 95,8%. São estabelecimento estão localizados entre as praias do Capricórnio e a Tabatinga, praias mais procuradas pelos turistas que frequentam a cidade.

Na região central, o índice de ocupação foi de 80,8%. São avaliados hotéis e pousadas situados entre o Jardim Aruan e a Praia Martim de Sá. Esses estabelecimento foram beneficiados pelo festival de cerveja artesanal que aconteceu na Praça de Eventos,k no centro da cidade. Na região sul, os estabelecimentos situados entre o Jardim Britânia e Perequê-Mirim, foi de 80,1%.

O movimento tem crescido na rede hoteleira de uma maneira geral devido a proximidade da temporada de fim de ano e o tempo bom. Colaboram e muito com o crescimento na ocupação hoteleira, os eventos promovidos pelas prefeituras, que atraem turistas do Vale do Paraíba, interior e capital.

Festival de cerveja artesanal atraiu 20 mil visitantes, segundo a prefeitura de Caraguá

Segundo a prefeitura de Caraguá, o festival de cerveja artesanal, realizado no fim de semana, recebeu cerca de 20 mil visitantes. Em quatro dias de evento foram comercializados mais de 10 mil litros de chopp e quase 500 garrafas de cervejas artesanais, dos quais só dos paneleiros – cervejeiros que fazem o produto em casa, foram 1.370 litros e 70 garrafas. Na Vila do Hamburguer, foram feitos mais de 3 mil lanches.