Bertioga Cidades

Tubarões juvenis são encontrados mortos em praia de Bertioga

Tamoios News
Tubarões juvenis. Foto: Instituto Gremar

O Instituto Gremar(Resgate de Animais Marinhos), do Guarujá, resgatou neste domingo(5), três tubarões juvenis  que estavam presos em redes de pesca, na praia de São Lourenço, em Bertioga. Os animais estavam mortos.

Os agentes do Gremar patrulhavam a faixa de areia, perto da Riviera de São Lourenço, quando localizou os tubarões encalhados. Os peixes estavam enrolados em fios de nylon e redes de pescas.

Foram retirados e encaminhados para estudos. Segundo o Instituto, tratava-se de um tubarão-martelo(Sphyrna) e outros dois, da espécie cação-frango(Rhizoprionodon lalandii).

Segundo o Instituto, existe uma Instrução Normativa Ministerial de regulamentação, que estabelece normas e procedimentos para desembarque, transporte, armazenamento e comercialização de tubarões e raias e, inclusive,  proibição para captura somente com interesse na venda das nadadeiras.

O Gremar informou que é comum a presença destes animais nessa época do ano na região litorânea de São Paulo, principalmente, para reprodução.  É ilegal a venda da carne, das barbatanas, o óleo de figado e o couro, segundo o Instituto.