Cidades Ubatuba

Ubatuba já registra três casos de dengue em 2020

Tamoios News

Ubatuba já registra três casos de dengue em 2020. No ano passado a cidade teve uma epidemia da doença com 1.482 casos confirmados.

Este ano, até ontem, segunda(6), foram sete notificações da doença e quatro foram descartados. A prefeitura continua as ações para eliminar os criadouros e agilizar as notificações da doença.

Cerca de 100 agentes comunitários de saúde de Ubatuba participam até quarta-feira, 08, de treinamento para utilização do Sisamob –Sistema de Coleta de Dados Portátil sobre a dengue e outras arboviroses (zika, chikungunya e febre amarela), desenvolvido pela Sucen – Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo.

A capacitação é conduzida pela Vigilância em Saúde de Ubatuba e é dirigida aos agentes que já utilizam tablets como ferramenta de trabalho. Os mesmos foram divididos em seis turmas que participam do treinamento na sede da secretaria municipal de Saúde.

O Sisamob está disponível gratuitamente para todos os municípios e recolhe diferentes dados que permitem aos gestores públicos planejar suas políticas de enfrentamento às arboviroses. Condição dos imóveis visitados, presença de criadouros ou não, condições de pavimentação do local, presença de animais, entre outros, são exemplos dos tipos de informações lançados no Sisamob por meio de dispositivos portáteis como os tablets.