Cidades Ubatuba

Ubatuba realiza a 3ª Festa do Fandango Caiçara

Tamoios News
A comunidade caiçara estará em festa com a realização da 3ª Festa do Fandango Caiçara de Ubatuba, que acontecerá de 6 a 8 de dezembro, no Rancho Caiçara do Perequê-Açú, na Av. Gov. Abreu Sodré (em frente ao Instituto Argonauta).  A Festa tem o objetivo de apoiar, incentivar, fomentar e difundir elementos do Fandango Caiçara promovendo a rica expressividade histórica, social e artística dessa tradicional cultura popular brasileira.

O evento contará com a participação de grupos das cidades de Paranaguá – PR, Guaraqueçaba – PR, Cananéia – SP, Iguape – SP, Peruíbe – SP, Paraty – RJ, além dos cinco grupos em atividade em nosso município, Grupo de Xiba e Fandango do Promirim Mestre Orlando, Fandango Caiçara de Ubatuba, Ciranda Caiçara, Fandango Bacurau e Fandango Mestre Pedrinho. A festa une os fandangueiros em resistência no território caiçara, que vai desde o Paraná, litoral Norte e Sul de São Paulo e Rio de Janeiro.

A programação está bem atraente e para a abertura oficial está marcada a inauguração do Rancho Caiçara, local de encontro e ‘manutenção’ da cultura local. Ana Carolina Barbosa nos fala um pouco sobre o fandango caiçara: “O Fandango é uma identificação musical do povo caiçara, muito celebrado através dos mutirões, o local de realização da festa, foi construído no esquema de mutirão ”. Ana Carolina é militante do Fórum de Comunidades Tradicionais (Indígenas, Caiçaras e Quilombolas de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba), íntegra a equipe do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (projeto do FCT, em parceria com a Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz) como Pesquisadora Comunitária.

Uma realização do Museu Caiçara, em parceria com os grupos locais de Fandango Caiçara, do Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara – Iphan, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt), da Secretaria Municipal de Educação e da Companhia Municipal de Turismo (Comtur).

Fandango Caiçara

O Fandango Caiçara – registrado pelo Iphan em novembro de 2012 – é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva. Essa forma de expressão é um dos bens imateriais que compõe o Patrimônio Cultural do Brasil.

Nos bailes, como são conhecidos os encontros onde há fandango, se estabelecem redes de trocas e diálogos entre gerações, intercâmbio de instrumentos, afinações, modas e passos viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças. O fandango caiçara é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, um espaço de reiteração de sua identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local.