Cidades Ilhabela

União instala placas identificando Castelhanos como território de caiçaras tradicionais

Tamoios News

Representantes da União, do MPF(Ministério Público Federal), da Fundação Florestal,  da Casa de Agricultura de São Paulo e da prefeitura local estiveram na última sexta-feira(24), na Praia de Castelhanos, em Ilhabela, para acompanhar a instalação de placas de identificação do território tradicional na Baía de Castelhanos.

As placas informam que o local é território das comunidades tradicionais caiçaras da Baia de Castelhanos. Os painéis foram instalados na entrada da Baía de Castelhanos, no Centro de Recepção ao Turista “Mané Felipe”, e em outros trechos, como a areia da praia. A instalação foi acompanhada e comemorada pelos moradores.

A secretária executiva da Associação de Moradores “Amor Castelhanos, Angélica de Souza, falou sobre a importância da iniciativa. “Aqui na Baía dos Castelhanos e para a Associação Amor Castelhanos é uma grande
conquista, pois lutamos há muitos anos pelo direito ao nosso território sagrado, o direito à terra. Somos a alavanca para todo nosso povo caiçara que levantou a bandeira dos povos tradicionais pela cultura,
tradição e de viver como os nossos antepassados”.

A secretária também explicou que as placas têm o significado de identificar o território tradicional e de uso coletivo desde a concessão do Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS), cujo outorgado é a Associação de Moradores e Pescadores das Comunidades Tradicionais da Baía de Castelhanos Amor Castelhanos.

“Com essa conquista (placas de identificação de área da União) nós e as futuras gerações teremos nossos direitos garantidos e viveremos dignamente nesse território que sempre foi nosso. Gratidão a todos os envolvidos”, concluiu Angélica, que além de 1ª secretária da Associação, Angélica é fundadora do 1º Conselho das Comunidades Tradicionais Caiçara do Brasil e faz parte do Fórum das Comunidades Tradicionais de Ilhabela e da Coordenação Nacional Caiçara, representando o arquipélago.

A instalação das placas de território da União foi acompanhada pela secretária adjunta da Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhabela, Marlucy dos Santos Batista Braga, a Malu, que representou a prefeita Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, na instalação das placas.

Benfeitorias

A Prefeitura de Ilhabela, com acompanhamento do Ministério Público Federal, representado pela procuradora, Maria Capucci, tem dedicado atenção às comunidades tradicionais caiçaras, discutindo projetos e a execução de melhorias que beneficiam as 18 comunidades tradicionais do arquipélago.

Nos últimos meses, a administração entregou melhorias em várias comunidades e continua com o andamento em outras. A Comissão Técnica das Comunidades Tradicionais (CTCT), criada pela prefeitura para estreitar ainda mais o contato com as comunidades, tem acompanhado o andamento de projetos e obras.

Recentemente foram entregues melhorias nas praias da Fome, Mansa e Serraria; a recuperação de passarela sobre o córrego de Castelhanos e as duas primeiras residências do Programa Casa Caiçara; além do Plano Municipal de Saneamento e projetos para todas as comunidades e muitos outros. Há ainda projetos de obras em processo de montagem de licitação que beneficiarão mais prédios públicos.